O professor Júlio Xandro Heck foi reeleito reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) pelos estudantes e servidores. Nestas eleições, 8.951 estudantes e servidores do IFRS foram às urnas nos 17 campi e na Reitoria e escolheram também os(as) diretores(as)-gerais dos campi (confira a lista abaixo). As eleições foram realizadas no dia 2 de outubro, com homologação dos resultados na segunda-feira, 7 de outubro. As posses devem ocorrer a partir de fevereiro de 2020, e os mandatos terão duração de quatro anos.

Júlio Xandro Heck foi candidato único e assumirá o segundo mandato como reitor do IFRS. “Em um momento político e econômico bastante complicado para as instituições federais de ensino, o IFRS deu um claro sinal de maturidade institucional e de reconhecimento a nossa gestão com a candidatura única”, observa.

Para o primeiro mandato, o reitor assumiu como pro tempore em maio de 2018, após ter sido eleito em pleito excepcional realizado em março do mesmo ano devido à vacância do cargo, com o falecimento do então reitor, professor Osvaldo Casares Pinto, que havia sido eleito para o quadriênio 2016-2020. O primeiro mandato de Júlio se encerrará em fevereiro de 2020.

Desafios e prioridades

Sobre os desafios atuais, o reitor destaca a necessidade de preservar conquistas históricas do ensino público federal. “Precisamos defender os princípios emanados da nossa lei de criação (Lei dos Institutos Federais – Lei 11.892/2008). Há reformas e projetos em curso que afrontam o nosso modelo de ensino e as nossas concepções pedagógicas e precisamos estar sempre atentos e vigilantes”, aponta Júlio. Ele complementa: “Precisamos reafirmar o IFRS como espaço de transformação social, de desenvolvimento de soluções para os problemas da sociedade, de formação completa e plena dos nossos estudantes e também como um espaço de pluralidade de pensamento, de liberdade de expressão, de aprender e de ensinar. Mas, por óbvio, também precisamos garantir o funcionamento pleno da nossa instituição”.

Quando questionado sobre as prioridades de gestão, Júlio cita a consolidação dos campi, para que todos “tenham estruturas que assegurem ensino, pesquisa e extensão de qualidade”; o combate à evasão e à retenção dos estudantes; e a aproximação com a comunidade externa, desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa que contribuam com a sociedade gaúcha. “Mais do que nunca, precisamos ‘sair de dentro dos nossos muros’ e mostrar para a comunidade externa o quanto os Institutos Federais são fundamentais para um desenvolvimento soberano e independente do nosso país”, ressalta. 

Sobre o reitor

Júlio Xandro Heck tem 42 anos e atua no magistério há 13, período no qual foi também pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS (de 2013 a 2016). É formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia. É natural de Alecrim, casado com a também professora Carine e pai da Alice.

Os próximos passos do processo eleitoral

O próximo procedimento é a homologação do resultado das eleições na reunião do Conselho Superior da Instituição, a ser realizada no dia 5 de novembro de 2019. A posse do reitor, ainda sem previsão de data, ocorrerá no Ministério da Educação, em Brasília.A posse dos novos(as) diretores(as)-gerais de campus está prevista para fevereiro de 2020.

Fonte: Ascom IFRS
Foto: Felipe David dos Santos/Divulgação