Previsão é de que decisão sobre a liberdade do ex-presidente petista seja realizada em agosto

A decisão de libertar o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, prevista para terça-feira, 25, foi adiada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. A análise do pedido de Habeas Corpus, impetrado pela defesa do ex-presidente, que argumenta a parcialidade do ex-juiz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro na condução do processo que culminou na condenação do petista na Operação Lava-Jato, não será concluída neste semestre.

Prevista para ser votada na sessão de amanhã, como último item da pauta elaborada pela presidente do colegiado, ministra Cármen Lúcia, a decisão de suspender se deve ao pouco tempo para concluir a análise dos votos dos ministros. De acordo com o STF, só o voto do ministro Gilmar Mendes, possui 40 páginas e, devido a grande quantidade de itens e assuntos da sessão, a conclusão da análise não seria possível.

Conforme o STF, a sessão de amanhã será a última do colegiado no semestre. Antes da pausa nos trabalhos, os ministros da corte se reúnem ainda nos dias 26 e 27 de junho, mas no plenário. As sessões serão retomadas em 1º de agosto. Referente ao pedido do Habeas Corpus, faltam votar, além de Gilmar, os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Em dezembro do ano passado, quando o habeas corpus de Lula começou a ser discutido pela 2ª Turma, o relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia rejeitaram o pedido do ex-presidente.