Um paratleta de Bento Gonçalves vai disputar os jogos Parapan-Americanos de jovens, que ocorre em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março, na modalidade da bocha paralímpica. Gabriel Rigol Prezzi, de 15 anos, teve sua convocação anunciada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro na última quinta-feira, 23. A competição vai reunir 174 atletas de 12 modalidades.

Natural da Capital do Vinho, o jovem mora com a família em Balneário Camboriú (SC), há 10 anos. Foi na cidade que conheceu e se apaixonou pelo esporte, incentivado pelo seu fisioterapeuta. Gabriel compete na categoria BC2, para atletas que podem movimentar suas cadeiras de rodas sem auxílio. A bocha paralímpica se divide em quatro classes, que vão da BC1 a BC4.

Gabriel começou a competir em 2014. Ele disputou seu primeiro campeonato em abril, no circuito catarinense. No entanto, os maus resultados no início, ainda sem muita experiência e sem treinador, quase levaram o jovem a desistir do esporte.

Os bons resultados começaram a aparecer no ano seguinte. Após bons resultados a nível estadual, garantiu vaga para disputar a Paralimpíada Escolar nacional, em Natal (RN). Em sua primeira competição, conquistou o título brasileiro, repetido no ano seguinte.

Em função dos bons resultados, Prezzi foi convocado para permanecer em São Paulo com a seleção brasileira sub-20, em fevereiro. Após o bom desempenho, veio a convocação para integrar o grupo e disputar a primeira competição internacional da carreira. De acordo com o pai, Evandro Prezzi, a surpresa e a felicidade com a convocação do filho foram muito grandes. “É um orgulho muito grande para a família. Quando saiu a convocação, foi muito gratificante ver o nome dele lá. É o resultado do trabalho sendo reconhecido. Esperamos que ele possa trazer uma medalha para o Brasil”, projeta.