A jovem atleta Eduarda Demarchi, 15, participou no último sábado, 24, do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, em Londrina-PR. Duda avançou às quartas de final da categoria Juvenil da principal competição nacional da modalidade.

Eduarda Demarchi foi até o Paraná fazer a primeira disputa em nível nacional na categoria Juvenil até 63Kg. Representando a Seleção Gaúcha de taekwondo, Eduarda chegou até às quartas de final, fase em que foi derrotada pela adversária Thallita Fabrino Silva, integrante da Seleção de Roraima.

A adversária de Duda é quarta colocada do ranking brasileiro. O placar final foi de 14×11 para a rival da gaúcha. Para o seu treinador, Volnei Zago, Eduarda passou muito perto da vitória. “Ela perdeu três pontos por três advertências e mesmo assim só foi derrotada por justamente três pontos. Poderíamos ter saído com um empate, pelo menos”, afirmou.

Além da forte adversária, Eduarda teve de encarar uma nova realidade. Ela disputou pela categoria Juvenil até 63 Kg, para atletas com idade entre 15 e 17 anos. Por ter feito recentemente 15 anos de idade, a atleta de Bento Gonçalves saiu da categoria Cadete até 59kg. Por conta disso, Duda atuava sob novas regras – para além da diferença de peso e idades das adversárias.

Na categoria Cadete, apenas golpes no tórax são permitidos. Já no Juvenil, golpes no rosto passam a ser permitidos. De acordo com Zago, essas novas mecânicas de luta levam algum tempo para serem adaptadas ao estilo da lutadora. “Ela perdeu por tão pouco, o que é bom, visto que ela teve que se adaptar às regras da nova categoria”, afirma.

Agora Eduarda Demarchi se prepara para a Copa do Brasil de Taekwondo, a segunda principal competição nacional – no que diz respeito às pontuações para o ranking do Brasil. “A gente vai ver o que fizemos de errado para tentar melhorar. Nós vamos dobrar os treinamentos e tentar uma pontuação maior nas próximas competições”, afirmou o treinador Zago.

Além da Copa do Brasil, a atleta bento-gonçalvense disputa o Campeonato Brasileiro Interclubes e a Copa das Federações. As duas competições também dão pontuação de ranking para os atletas. O planejamento de Eduarda e do treinador da Academia Zago é de ficar entre as quatro melhores lutadoras, visando à Seleção Brasileira.