A mulher vem buscando seu espaço, vem tornando-se a protagonista da ação e não a coadjuvante. Ela é que puxa a frente agora, quem cria e quem consegue. Aqui vamos falar de empreendedorismo feminino, mesmo em um segmento onde a atuação das mulheres ainda se torna crescente, num nicho de mercado que está se abrindo para a sensibilidade/participação/atuação na inclusão feminina. O mercado imobiliário profissional norteou a trajetória da empreendedora, que colocou como missão de vida ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria, do patrimônio seguro. Jocimara Nunes, foi assim que a filha mais nova da professora Ires Dalla Valle Nunes e do mestre de obras José Nunes se tornou a primeira mulher a presidir a ASCORI – Associação dos Corretores de Imóveis e Imobiliárias da Região Nordeste, e se tornar delegada adjunta de Bento Gonçalves, representando o CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul.

Da Desportista para a Empreendedora

O esporte esteve presente na vida de Jocimara desde muito cedo. Quando criança iniciou na escolinha do Bento Vôlei, onde com a ajuda dos familiares comprou o tênis e a joelheira para participar dos campeonatos. Destacou-se, e logo aos 13 anos foi convocada para jogar na Seleção Gaúcha, disputando campeonato brasileiro e Sul-Americano. A paixão pelo vôlei ultrapassou as quadras e foi para areia. Junto com sua dupla conquistou inúmeros prêmios no vôlei de praia. “A atividade esportiva contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal, desde cedo percebi o quanto é gratificante trabalhar em equipe, juntos somamos forças e juntos somamos habilidades, juntos somos muito mais fortes”, pontua. A atleta mudou de rumo, e escolheu a área de comunicação e marketing. Jocimara passou pela Unisinos, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e ESPM. Após, veio o curso técnico de transações imobiliárias, os intensivos em direito imobiliário, o estudo pelas locações por temporada, e o desejo de facilitar o acesso a moradia e aos investimentos imobiliários para geração de renda e patrimônio. Nessa inquietação, foi que ela se tornou a pioneira em Bento Gonçalves, em fazer a gestão da plataforma do AIRBNB, e abrir esse nicho na cidade. Hoje, também é a única mulher a fazer parte do Conselho Deliberativo do Clube Esportivo Bento Gonçalves.

O Mercado Imobiliário

O desejo de facilitar a realização do sonho da casa própria e também tornar acessível os investimentos imobiliários, inspiraram a abertura da Nunes Corretora de Imóveis, com atuação especializada em oportunizar a aquisição do imóvel para moradia ou investimento. Uma equipe com serviços diferenciados e consultoria personalizada para atuar com esse nicho desburocratizando o mercado imobiliário. A participação da mulher no segmento abriu novas oportunidades para a geração de relacionamentos entres empreendedoras que se identificam com rodadas de negócios. O trabalho da corretora começou a ganhar força, e quando se deu por conta, Jocimara estava à frente da ASCORI, como primeira mulher a presidir a entidade.

Novos sonhos

Durante os nove anos na direção da Corretora de Imóveis, muitas amizades e realizações foram se confirmando, e 2021 promete novidades. Além da expansão da empresa, também será visto pelo mercado imobiliário uma grande surpresa, o pioneirismo mais uma vez, na apresentação de uma nova forma de moradia, totalmente online, sem papel ou qualquer tipo de burocracia. “Estamos em constante análise do mercado e do comportamento das pessoas para poder ajuda-las a ter mais conforto e qualidade de vida em seus imóveis “, comenta ela. A empresária, movida pelo desejo de facilitar a moradia para todos, segue inovando e buscando ajudar o maior número de pessoas a realizarem o sonho da casa própria. “Ajudar as pessoas a encontrarem seu novo lar, passo a passo até a entrega das chaves é muito gratificante, choramos juntos, brindamos juntos em cada conquista”, completa Jocimara.