A cidade de São Paulo recebe desde a quinta-feira, 25, mais uma edição do mundial de Jiu-Jitsu. Bento Gonçalves, estará representada na busca do título inédito com cinco atletas na competição que se estende até domingo, 28, no ginásio do Ibirapuera.

Todos eles desembarcaram na capital paulistana já na quinta-feira, 25, para terem um maior tempo de descanso visando as lutas. Ontem à noite, o primeiro representante local, Douglas Ramos entrou no tatame. Além de lutar, Ramos é um dos professores da Garra Team.

Ele buscou o título na faixa marrom adulto, categoria pena até 70kg. Este foi o quarto mundial de Ramos, o terceiro de forma consecutiva. O primeiro foi em 2015, e assim como os demais tendo com sede os Estados Unidos.
Além do mundial, o atleta, tem boa experiência internacional, a principal delas Asian Open Jiu-Jitsu Championship, no Japão, onde sagrou-se campeão. Ele terá como primeiro adversário, Kawe Santos de Castro. Ao todo, serão cinco lutas de oito minutos de duração.

A Associação Bento-Gonçalvense de Jiu-Jitsu (ACBJJ) estará representada pelo atleta e professor da equipe, André Cristófoli. Ele lutará na Master dois, faixa Preta, categoria médio, peso limite de 82,3kg. O primeiro adversário na caminhada de Cristófoli será Luis Antônio Caetano Pereira. Caso avance, o lutador terá mais três lutas de cinco minutos até o título.

Os demais representantes, também estreantes são da Garra Team e entram hoje, para os combates. Pedro Henrique Bertoncello, de apenas oito anos, estará na disputa na faixa Branca + Cinza, categoria infantil – peso leve até 32,3kg.
Cabeça de chave cinco no mundial, Bertoncello, enfrenta na estreia Gustavo Estrella Paiva Machado. Caso derrote o seu oponente, fica assim a duas lutas de conquistar sua categoria.

Aos 13 anos, Andryo Patrick Fracalossi tentará o título na categoria infanto-juvenil faixa amarela+laranja, no peso leve. O caminho até o título será de quatro lutas, com tempo limite de 3min30s. O primeiro desafio será contra João Henrique Batalha da Costa.

A forte preparação é apontada por Fracalossi como um dos pontos fortes para vencer. “Estive em uma preparação de três a quatro horas diárias de treinos. Me sinto muito bem e preparado para obter um ótimo resultado. Eu quero poder colocar em prática as lições, posições que eu desenvolvi em tantas horas de treino. Se eu conseguir aplicar isso, terei certeza que dei o meu melhor, para uma competição tão importante”, valoriza.
Para completar a lista de estreantes, Diego de Oliveira Figuera, de 15 anos na infanto-juvenil B, faixa amarela + laranja, peso pena. Ele folga na primeira rodada, no aguardo do vencedor do confronto entre Gustavo Ferreira Campanha e João Victor Rossato de Lima.

Figuera fala em aproveitar a oportunidade de disputar a competição. “Vai ser um aprendizado para minha bagagem de vida. Treinei bastante, com humildade e com respeito vou atrás do meu sonho de ser campeão mundial. Estou confiante, estou tranquilo, pois estou fazendo o que eu gosto e indo atrás do meu sonho”, destaca.