“Na minha festinha de 1 aninho minha mãe colocou-me um vestido de prenda e a festa seguiu o mesmo contexto, mas somente aos seis anos entrei no CTG Gaudério Serrano, para participar ativamente das nossas tradições e escrever minha história dentro deste movimento organizado”.

Ela diz ser uma imensa alegria estar representando a sua região. Levando com orgulho o nome da sua entidade tradicionalista, o CTG Gaudério Serrano, bem como de Bento Gonçalves pelos quatro cantos do estado. “Ser prenda é uma experiência inesquecível, entrei no movimento há 15 anos, e através dele só obtive coisas boas, tive a oportunidade de conhecer pessoas, desfrutar de momentos maravilhosos, além de apreciar e aprender muito sobre o Rio Grande do Sul”.

Janine define os pais como a peça fundamental para a sua peça de teatro chamada Vida. “São a base de tudo, é a eles que agradeço pelo amor, carinho e por todos os ensinamentos para ser a pessoa que sou hoje”. Tem como irmãos Eduardo Custódio Panno e Janaína Custódio Lobo.

Uma sagitariana e gremista que se define como uma pessoa tranquila, amiga, muito brincalhona e batalhadora pelos seus objetivos e ideais. Seu hobby é estar na companhia de pessoas que gosta, tomar chimarrão, ir ao CTG, dançar, passear e degustar um bom vinho com a família, amigos e o namorado, Sávio da Costa Garcia.

Para ela, que está cursando Administração de Empresas, no Carvi-UCS, é um orgulho estar representando a figura da mulher gaúcha, das mulheres guerreiras que tiveram a coragem de estar ao lado dos heróis farrapos, a fibra de trabalhar nas estâncias, mas acima de tudo com a verdadeira fragilidade e meiguice da mulher sul-rio-grandense. “O que ainda falta conquistar é o título de Prenda do Rio Grande do Sul e minha formação acadêmica”. Como planos para o futuro deseja constituir uma família e se realizar profissionalmente.

A prenda define na frase de Charles Chaplin “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”, o que acredita ser o sentido da vida. A música de Luiz Marenco, “Pra o meu Consumo”, faz parte da sua vida e seu dia a dia.

Além de se sentir orgulhosa por ter nascido na cidade que leva o nome do maior general e herói da história gaúcha, Bento Gonçalves é para ela uma cidade ótima de se viver e onde os moradores podem desfrutar de um manancial de oportunidades e uma vida melhor.