Um exemplar do Jornal Semanário foi além da Serra Gaúcha e chegou às mãos do Presidente Jair Bolsonaro, no domingo, 4 de agosto, em Brasília, no Distrito Federal. Entregue pelo autônomo bento-gonçalvense Ismael Pretto, a intenção foi tentar dar mais visibilidade para um assunto abordado na edição do dia 27 de julho, na qual tem uma matéria contando a história da Isabelly, uma criança que foi salva graças a doação de medula óssea feita por Pretto.

A ida do autônomo para a capital federal foi para participar do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) 2019 em paralelo com o III Encontro Latino-Americano de Transplante de Medula óssea, que aconteceu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. “Fui convidado pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Às vezes convidam os receptores, mas dessa vez convidaram os doadores, então fui eu e mais um rapaz do Mato Grosso”, conta.

Na ocasião, Pretto teve a oportunidade de compartilhar com o público presente a experiência que teve como doador de medula óssea. “Eu fiz uns slides da Isabelly para mostrar, expliquei toda história e levei emoção para eles, lá tinha profissionais que são cirurgiões há trinta anos e estavam chorando. Tinha médicos do Hospital Albert Einstein, da Faculdade de Oxford, dos Estados Unidos, grandes cirurgiões, a maioria especialistas em medula óssea”, relembra.

Sobre a experiência de ter participado do congresso, Pretto conta que foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento sobre o assunto. “Eles explicaram como funciona a doença, como é a cura, recuperação. Então deu para aprofundar mais sobre esse assunto”, conta.

O encontro com o Presidente

De acordo com Pretto, como o congresso foi realizado perto do Palácio da Alvorada, o bento-gonçalvense decidiu tentar encontrar o Presidente para entregar uma edição do Jornal Semanário e gravar um vídeo para a Isabelly. Apesar de ter esperado duas horas, a missão deu certo. “Fui no sábado, mas não encontrei ele. Voltei no domingo e esperei. Ele parou com a comitiva toda dele, cumprimentou todos, deu uma entrevista para o pessoal da imprensa e aí eu gravei um vídeo com ele mandando um abraço para Isabelly. Contei que tinha doado a medula, entreguei o exemplar do jornal, que tinha a matéria da história. Ele disse que ia ler, tomara que leia”, conta.

Entreguei o exemplar em mãos para o presidente. Foi emocionante. Independente de partido, não é todo dia que se entrega um exemplar de um jornal aqui do Sul para um Presidente da República, é um fato quase que inédito

Pretto relata ainda que já foi ao Palácio com a ideia de entregar o jornal para o Bolsonaro. “Para ver se ele lê, leva para Brasília e para ver se ele mobiliza alguma coisa”, explica Pretto.