A manhã de ontem, 22 de março, começou com uma notícia nada agradável. As margens da BR-470, próximo de São Valentim, uma jaguatirica, também conhecida popularmente como gato-do-mato foi vista atropelada e morta.

O flagrante foi documentado pelo ativista ecológico Gilnei Rigotto, que se deslocava para o trabalho em Bento Gonçalves por volta das 7h. “Infelizmente é uma cena comum vermos animais mortos atropelados nas estradas, principalmente os tamanduás-mirins. Quando vi um animal em meio a via, parei o carro para identificar e vi que era uma jaguatirica e fêmea. Isso foi muito triste, impactante”, lamenta.

De acordo com Rigotto, na região da Serra Gaúcha, o felino está em estado de vulnerabilidade. “O problema que ocorre está na redução do habitat natural desses animais que seriam as áreas verdes. As jaguatiricas, assim como outros animais na nossa região estão em vulnerabilidade. É preciso atenção quanto a isso”, salienta.
Corredores ecológicos, manutenção das áreas verdes e atenção dos motoristas quanto a velocidade , são algumas das sugestões citadas pelo ativistas as quais ajudariam a evitar cenas de atropelamentos nas estradas da Serra e também em outras do estado e do país

Segundo Rigotto, para evitar uma situação mais dessagrável, o animal foi enterrado. “Fiz uma espécie de cova e enterrei ela as margens da rodovia. Um fim de certa forma digno para esse animal e também para evitar que outros animais aparecessem e o cheiro com o sangue se espalhasse”, conta.