Nas demais ocorrências, Polícia Civil aguarda resultados de perícias, balística e oitivas de testemunhas para dar andamento

Entre os 21 casos ocorridos ao longo do primeiro quadrimestre em Bento Gonçalves, quatro deles tiveram o inquérito concluído pela Polícia Civil. Os demais seguem sob investigação, de responsabilidade entre a 1ª e 2ª Delegacias de Polícia da Capital do Vinho.

Foto: Ranieri Moriggi

Entre os casos que estão sob responsabilidade da delegada Maria Isabel Zerman, da 1ª DP, o caso remetido ao Poder Judiciário foi o primeiro homicídio ocorrido em Bento Gonçalves, com indiciamento de um indivíduo. Trata-se da morte de Michael Borges Scalcon, morto a tiros após um desentendimento no bairro Ouro Verde, no residencial Novo Futuro, na noite de 16 de janeiro.

Já nos casos de responsabilidade do delegado Alvaro Pacheco Becker, três crimes foram solucionados. Os autores do duplo homicídio, de Marcio Schneider e Fabiano Morais da Silva, ocorrido em 25 de janeiro, foram presos. Em uma operação conjunta, em 8 de fevereiro, três pessoas foram presas por tráfico de drogas, incluindo os dois acusados de homicídio.

A dupla foi morta a tiros na Rua Gema Piva dos Santos, no bairro Municipal, no interior de uma residência. Uma mulher também ficou ferida na ação. A motivação do crime teria sido represália à morte de Wellington Schaefer, 20 anos. A morte de Schaefer também está sob investigação da 2ª DP.

Já em um dos casos de homicídio mais recentes ocorridos em Bento Gonçalves, o autor foi detido. Ele teria sido o responsável pela morte de Dienifer Martins Marques, 18 anos. A jovem foi morta a tiros em frente a uma casa noturna no bairro Planalto, na madrugada de 8 de abril. O autor efetuou diversos disparos na direção do estabelecimento e feriu outras duas pessoas.

O primeiro quadrimestre preocupa em relação aos índices de violência. Com os números de homicídios elevados, há a chance de 2018 ser o ano mais violento da história de Bento Gonçalves. Em 2017, foram 34 assassinatos ao longo dos 12 meses.

Demais casos sob investigação

Já os outros casos seguem sob investigação das duas delegacias. Além do inquérito concluído, outros 10 crimes estão sob responsabilidade da 1ª Delegacia de Polícia.

Foto: Ranieri Moriggi

Entre eles, está o crime que mais chamou a atenção da comunidade de Bento em 2018, o triplo homicídio ocorrido no bairro Zatt, na madrugada de 15 de março. Conforme a Polícia Civil, o caso aguarda perícia de local, necropsia das vítimas e oitiva do proprietário da casa. Na ocasião, Ismael Augusti Tavares, Paulo José Abreu da Silva e Luís Eduardo da Silva Soares foram mortos a tiros na residência.

O duplo homicídio ocorrido em plena luz do dia, que vitimou Carlos Alberto dos Santos e Ida de Paula dos Santos, também está sob responsabilidade da 1ª DP. O caso aguarda perícias de local de morte e papiloscópicas, necropsia e oitiva de testemunhas. Mãe e filho foram mortos a tiros em 28 de março.

Os demais crimes aguardam perícias, testes de balísticas e oitivas de testemunhas. Há, ainda, um caso em que as autoridades esperam quebra do sigilo telefônico de uma das vítimas para ter mais informações.

O crime mais recente ocorrido em Bento Gonçalves também está sob responsabilidade da 1ª DP. Trata-se do assassinato de Rafael Agnoletto, 22 anos. Ele foi morto a tiros na noite de 23 de abril, dentro de um automóvel, no bairro Ouro Verde. Conforme a delegada responsável, ainda não há informações novas a respeito do caso. O inquérito encontra-se na fase de oitivas de testemunhas.

Já um caso de tentativa de homicídio, ocorrido na noite de 22 de fevereiro, também está sob investigação da 1ª DP. Maicon da Costa, 19 anos, foi atingido com disparos de arma de fogo no Residencial Novo Futuro, bairro Ouro Verde. Inicialmente, ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Tacchini.

No entanto, por conta da gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Pompeia, de Caxias do Sul, onde segue internado. Conforme a delegada, ainda serão realizadas oitivas da vítima, e também do acusado, que está foragido.

Na 2ª DP, todos os demais casos estão sob investigação. São, no total, sete casos, além dos já remetidos. O andamento das investigações não foi divulgado pela 2ª DP.