Em reunião, Sindicato e comunidade apontam que as linhas Ferri, Demari e Veríssimo de Matos são mais deficitárias

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Monte Belo, Pinto Bandeira e Santa Tereza realizou na quarta-feira, 16, uma reunião de trabalho para discutir a ampliação do acesso e garantir a qualidade da internet no interior. Na ocasião, ficou decidido que o próximo encontro deverá reunir moradores da Linha Ferri, Demari e Veríssimo de Matos, identificadas como as áreas onde o acesso é mais precário, embora tenha um grande número de moradores.

Segundo informações do Sindicato, pessoas que vivem na região foram as que mais reclamaram do acesso. As empresas estudam, junto com a entidade de classe, moradores e representantes da comunidade, as soluções mais viáveis para fornecer acesso de fibra óptica no interior.

Na avaliação do presidente do Sindicato, Cedenir Postal, até o momento foi feito o levantamento de onde existem carências, sendo que é necessário realizar uma reunião com moradores para saber quais estão interessados em aderir ao serviço. “Identificamos que nas regiões da Linha Ferri, Linha Demari e Linha Verissimo de Matos são onde tem bastante reclamações. É uma localidade grande, a agricultura é bem forte. A reunião vai ser o primeiro passo para atender a esses locais”, comenta.

De acordo com Postal, também é necessário conversar com os moradores para chegar a uma forma que seja justa para todos. “Tem que fazer uma mobilização para nós acharmos um caminho. São quatro ou cinco comunidades que precisam ser atendidas. Na minha opinião, tem que ser de forma solidária. A pessoa que mora perto da rede tem que pagar o mesmo de quem mora distante, para ficar bom para todos”, ressalta. Outro ponto levantado pelo presidente é de que o terreno é bastante acidentado, por isso, o local precisa ser atendido o quanto antes.

Segundo ele, outras localidades, como o 40 da Graciema e Linha Buratti já estão sendo atendidas por algumas empresas do setor, contudo, muitos moradores ainda não recebem o serviço. “Eles não conseguem atender todas as localidades”, comenta.

“Querem o ‘filé mignon’”

Na perspectiva de Postal, as empresas estão indo onde há mais demanda, ou seja, um número maior de moradores para atender. “Elas estão pegando o filé mignon, não sei se vão chegar onde tem os moradores mais distantes, mas hoje no primeiro momento eles estão indo onde tem mais moradores”, avalia o presidente.

Na sua opinião, é necessário garantir que todos tenham o mesmo direito de acesso, mesmo aqueles que moram nos lugares mais distantes. “Minha casa, por exemplo, é uma das mais longes, fica a 35 km da cidade”, observa.