A instalação de lombadas eletrônicas em rodovias da Serra e do Norte do estado foram paralisadas. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 9 de março. Conforme o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti, a paralisação da instalação ocorreu pois, a empresa vencedora da licitação, a Knopp Tecnologia, que venceu os cinco lotes licitados não conseguiu realizar a aferição de todos os equipamentos.

Para que eles possam ser implantados, é necessário o procedimento feito pelo Inmetro, que não tem conseguido atender a demanda no prazo previsto. Caso a empresa vencedora não consiga cumprir com os prazos, o Daer poderá autuá-la. A colocação das lombadas deve ser retomada nas próximas semanas.

O lote afetado abrange a RS-453, com equipamentos em Caxias, Farroupilha, Venâncio Aires e Estrela; a RS-324, com lombadas em Nova Araçá, Nova Bassano, Passo Fundo e Vila Maria e a RS-438, em Paraí. Também foram suspensas a instalação na RS-126, em Sananduva, e na RS-129, em Encantado.