Brasileiros e estrangeiros podem concorrer em cinco categorias e serão aceitos apenas projetos de mobiliário

 Estão abertas a partir desta terça-feira, 4 de junho, as inscrições para o Prêmio Salão Design, 2020, o prêmio brasileiro de design de mobiliário. A 23ª edição traz como mote “O Design Conta Histórias”, homenageando o design de móveis no Brasil através da história dos designers e de suas criações. Nomes como Zanine Caldas, Sergio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha aparecem na campanha de comunicação, ao lado de vencedores das edições anteriores do prêmio.

A principal mudança no regulamento este ano diz respeito à tipologia de produtos que podem concorrer ao prêmio. Nessa edição, não haverá categorias para acessórios e iluminação, podendo ser inscritos apenas projetos de mobiliário. Serão cinco categorias, agora chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.

Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design 2020 vai receber inscrições de profissionais e estudantes brasileiros e estrangeiros até o dia 05 de setembro. O modelo de avaliação dos projetos inscritos também mudou. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, explica que serão 10 jurados, divididos em dois grupos. Os primeiros cinco convidados farão a avaliação técnico-funcional das peças gráficas inscritas. Na segunda etapa eliminatória, outros cinco jurados farão a avaliação estético-criativa dos produtos finalistas e o anúncio dos vencedores.

Nuncio explica que a mudança vai possibilitar uma avaliação de viabilidade técnica bastante detalhista logo na primeira etapa. Por isso, foram convidados especialistas em processos produtivos, entidades representativas do design e acadêmicos. “Já para a segunda etapa, a ideia é trazer para os produtos finalistas um olhar mais conceitual”, explica o diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio. A composição da comissão julgadora será divulgada até o final do período de inscrições.

Mais sobre o Prêmio Salão Design

O Prêmio Salão Design é promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e nasceu no maior polo moveleiro do país como para atender às demandas de inovação do setor à época. Em sua trajetória de 30 anos, já são quase 15 mil projetos inscritos. Essa edição terá cerimônia de premiação e mostra dos vencedores na feira Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves (RS). Depois, os premiados da edição ainda participam de exposição na High Design Home & Office Expo de 2020.

Importantes mudanças no regulamento marcam essa edição do Prêmio Salão Design, como alterações de categorias. Para fazer o download do regulamento, acesse www.salaodesign.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Reprodução