O projeto do Trem Regional deve sair do papel em 2014 e que seja concluído em três anos. Para que seja viabilizado é necessário que a força política regional esteja mobilizada. Amanhã, 12, será realizada uma audiência pública para o debate da temática. O encontro acontece a partir das 8h, na Fundação Casa das Artes.
Segundo o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Smurb), Mauro Moro, o estudo está concluído e neste momento é necessário que aconteça uma mobilização política. Durante a audiência, além de um resgate histórico dos trens de passageiros da região, serão apresentados os resultados do trabalho de viabilidade técnica e econômica realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto está em andamento no Governo Federal, pronto para ser executado, e propõe a ligação entre os municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, através de ferrovias num traçado de cerca de 60 quilômetros. A proposta qualifica os acessos viários da região, oferece nova alternativa de transporte para a população, contribui para a integração de ações de Turismo e resgata o papel histórico do trem no processo de desenvolvimento da região.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 11.