Mais um passo foi dado nesta quinta-feira, 28 de agosto, no processo de restauração do Museu do Imigrante. Após ações na parte interna, agora, em etapas, o prédio terá todas as 32 janelas removidas para conserto. Depois, ocorrerá processo licitatório para a alvenaria, que deverá iniciar com o novo reboco. O restauro iniciou em janeiro deste ano.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, visitou o Museu durante a manhã e comemorou os resultados obtidos até agora. Ele explica que as obras no local integram os investimentos do futuro Complexo Cultural, formado pelo Museu do Imigrante, a Fundação Casa das Artes e a Rua Coberta. “A comunidade receberá o padrão de cultura que ela merece. Maiores investimentos nesta área são uma antiga solicitação do povo. Tendo dado o primeiro passo, com o restauro no Museu, não vamos mais parar”, destaca.

O produtor cultural que atua na captação de recursos para a obra, Fabiano Mazzotti, diz que “apesar da reforma ser visível para a população só agora, na parte externa, muito já foi realizado. Dede janeiro, houve uma atividade burocrática e interna, que começou com a escolha pelo captador de recursos. Depois, foi licitada a empresa para coordenação executiva do restauro e a contratação do arquiteto para avaliação do estado atual do prédio.” Em paralelo ao conserto das janelas, mo sábado, 30 de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, realiza a limpeza das calhas.

Investimento
O restauro no Museu do Imigrante permite a captação de, aproximadamente, R$ 1 milhão via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Até agora, foram captados cerca de R$ 530 mil. A campanha continua em 2014 e permite contribuição através de renúncia fiscal de empresas e pessoas físicas.