No início do ano, a safra da uva traz maior fluxo de veículos de carga aos municípios da Serra Gaúcha. Em Garibaldi, a secretaria municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), atua na sinalização das vias na Operação Safra da Uva, visando dar fluxo ao movimento dos caminhões que transportam a matéria prima nessa época.

Nesta semana, a SMSMU instalou placas nas ruas de maior circulação no acesso ao município e em direção às vinícolas, como a rua João Pessoa, Buarque de Macedo, Jacob Ely e avenida Rio Branco.

O objetivo é alertar aos motoristas sobre o maior fluxo de caminhões, além de lembrar aos moradores e turistas que busquem rotas alternativas, para evitar possíveis congestionamentos. “A princípio, não há nenhuma mudança no sentido do trânsito, mas é importante redobrar a atenção devido à maior circulação de veículos de carga”, acrescenta o secretário da pasta, Carlo Mosna.

Os acessos às propriedades do interior onde ocorre o transporte de uvas estão recebendo adequações, como patrolamento, britagem e roçada, segundo o secretário municipal de Obras, Micael Carissimi. Na estrada Alencar Araripe, Linha Araújo e Souza, a detonação das rochas na obra deve ser concluída em até 15 dias, para permitir o escoamento da safra.

A expectativa é de uma safra com frutos de boa qualidade, de acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Arnaldo Seganfredo. “A colheita começou mais cedo em relação ao ano passado e, até agora, o clima foi melhor que o esperado para a qualidade da fruta. Esperamos que continue sem chuvas, para que isso se mantenha até o fim da safra”, avalia o secretário. Garibaldi conta com 2,8 mil hectares de vinhedos.