Medidor de Transmitância Luminosa. O nome pode parecer diferente, mas na prática, o uso da nova ferramenta do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) para medir a porcentagem de luz que passa através da película automotiva é muito simples. O equipamento, no valor de R$7,9 mil, emite um feixe de luz entre dois imãs posicionados de ambos os lados do vidro, assim possibilitando ao agente de trânsito saber precisamente a densidade da película aplicada. A fiscalização nas ruas inicia nesta semana.

De acordo com Diego Otis Dias, que é o primeiro agente de trânsito a receber o treinamento para manuseio do equipamento, a ferramenta trará mais facilidade na fiscalização. “Uma grande dificuldade para nós sempre foi dar flagrante em motoristas sem cinto de segurança ou falando ao telefone por causa das películas. Não possuíamos o equipamento para verificar até então e muitos se safavam das multas”, comenta.

Já o fiscal do DMT, Roque Fernandes, está ansioso para que os agentes comecem a utilizar o equipamento na rua, pois a maioria dos motoristas sabe quais os valores de transparência estipulados na lei, mesmo assim, aplicam películas acima do permitido por má fé. “Acredito que com a chegada do equipamento, os proprietários terão que pensar duas vezes antes de aplicarem película nos vidros, pois agora o trabalho de fiscalização vai ser pesado”, alerta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 27 de agosto.