O mês de dezembro não foi bom para os trabalhadores das indústrias de Bento Gonçalves. Impulsionada pelo fechamento de um ano que ficou a mercê da estagnação da economia, a indústria do município fechou 720 postos de trabalho e abriu 202 deixando um saldo negativo de 518. O setor lidera a lista de demissões e é seguido pelos serviços, com 547 desligamentos e pelo comércio, com 334 postos fechados. Dentro todos os setores, o único que obteve um saldo positivo de contratações foram os servidores públicos, com uma admissão.

No total, em dezembro mais de 1,7 mil trabalhadores deixaram as empresas onde trabalhavam, mas ainda assim 924 admissões foram registradas, deixando um saldo de 848 postos de trabalho a menos. Na indústria, onde se enquadram as de transformação e as moveleiras, o alto número de demissões se deve, além da retenção de gastos que vêm sendo aplicada durante todo o ano às datas base dos primeiros meses do ano que impedem que funcionários sejam demitidos.

No comércio 240 pessoas foram contratadas, enquanto 334 desligamentos foram registrados, resultando em um saldo negativo de 94 postos. Os números do comércio também ficaram abaixo dos outros meses e merecem atenção, já que dezembro é historicamente marcado pelas contratações temporárias nas lojas, que têm mais fluxo de pessoas e, consequentemente, mais vendedores são necessários.

Leia mais na edição impressa desta quarta-feira, 28 de janeiro.