Um ambiente escolar, mas preocupava direção, professores e demais funcionários por grupos de alunos que tornavam o local violento. Em 2017, a Escola Estadual Imaculada Conceição não tinha nenhum profissional disposto a assumir a direção, justamente pelo clima de violência instaurado no local.

No início daquele ano, à convite, Moacir Machado assumiu a responsabilidade de comandar a direção com a missão de mudar aquela realidade. De lá para cá, a violência foi reduzindo gradativamente. Agora, a escola é destaque no Estado por ter reduzido seus índices de violência em 70%.

Diretor Moacir Machado

Vanise Marconi, Assessora Pedagógica da 16° Coordenadoria de Educação (CRE) de Bento Gonçalves, ressalta a diferença no ambiente do colégio. “Nós não ouvimos falar mais na Escola Imaculada Conceição. Era uma das que mais tínhamos problemas com indisciplina, violência. A família está mais presente, eles também viram que o cenário da escola mudou e começaram a participar mais”, conta.

De acordo com Machado, essa redução se deve a um trabalho de equipe, entre escola e comunidade. “Coloquei câmeras dentro. Não permitimos que o aluno agrida ninguém, que desrespeite professor. Ainda tem muito para melhorar, mas já evoluiu bastante”, destaca.

O estudante da 7° série, Bernardo Belene também notou que a escola está mais calma. “É bom estudar aqui, mas tem alguns problemas porque alguns estragam o colégio. Agora está bem melhor porque não tem mais brigas, os grandes brigavam por causa de futebol, até as gurias brigavam”, relembra.

Estudante Bernardo Belene

Machado acredita que a escola tem obrigação de garantir o direito de quem quer estudar. “É um lugar onde os alunos tem histórico de violência e estão até acostumados. Existe muito ainda para melhorar, mas estamos tentando e tendo resultados”, finaliza.