Acontece nesta sexta-feira, dia 29, às 18h, a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Bento Gonçalves. O serviço irá funcionar nas dependências do Fórum, situado na Av. Presidente Costa e Silva, 315, Bairro Planalto.

O Cejusc é um novo serviço público judiciário, que tem por objetivo principal promover o diálogo entre as partes de uma situação litigiosa, agilizando a solução de conflitos. A implantação do Cejusc atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse.

O serviço promove sessões de conciliação ou mediação com conciliadores/mediadores capacitados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ou seja, as sessões não são presididas por um Juiz de Direito, mas sim por pessoas de várias áreas de profissão que atuam voluntariamente, visando facilitar o diálogo entre as pessoas envolvidas no conflito e para que juntas busquem resolver o conflito e de forma consciente realizem o acordo, se desejarem.

O Cejusc atende não somente os processos em andamento no Fórum de Bento Gonçalves, mas também casos que ainda não chegaram à Justiça, podendo o cidadão procurar o Centro, gratuitamente, para tentar resolver um conflito, sem a necessidade de ajuizar uma ação judicial.