As pessoas estão vivendo mais e de forma saudável, e não é incomum diversas delas atingirem os 85, 90 anos, ou idades mais avançadas. Muitos, no entanto, perdem os dentes ao passar dos anos devido à deterioração ou doenças. Uma das opções para quem deseja voltar a sorrir e viver bem e melhor socialmente são os implantes dentários. Eles melhoram a qualidade de vida de muitos indivíduos mais velhos, por prepará-los para comer melhor, obter uma melhor nutrição, levar estilos de vida ativos e sociais, desta forma elevando a autoestima, os fazendo ficarem mais sorridentes.

Por isso, os idosos que desejam aproveitar mais a vida, compartilhar bons momentos com a família e amigos, sem qualquer constrangimento ou dificuldades, podem pensar em investir em implantes dentários. Eles são muito eficazes em pessoas de todas as idades, especialmente após os 80 anos, pois os submetidos a este tratamento curam-se com a mesma previsibilidade de pacientes mais jovens. O ideal, para este procedimento, é procurar um dentista de sua confiança, que lhe explicará o funcionamento e o tratamento correto.

Procedimento, cuidados e benefícios

Os implantes dentários são agora o padrão de cuidados para a substituição de dentes perdidos. O preparo antes do procedimento para as pessoas idosas é basicamente o mesmo que os pacientes mais novos. Contudo, principalmente em casos onde o idoso está substituindo a dentadura tradicional por implantes dentários, pode ser necessário o preparo da arcada para recebê-los. Em alguns casos, os cirurgiões dentistas podem ter que repor o osso da arcada dentária perdido por causa do tempo. A recuperação pode demorar um pouco mais para uma pessoa idosa. Casos de idosos que fumaram durante muito tempo também podem ter cuidados extras necessários por parte do paciente antes da cirurgia do implante dentário.

A colocação do implante dentário, quando realizada corretamente por cirurgiões treinados, é um procedimento delicado. A recuperação da colocação do implante dental é significativamente mais rápida e mais fácil do que a extração dos dentes. Algum desconforto pode durar por 3 a 5 dias, efetivamente gerenciado pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios. Os implantes talvez sejam restaurados imediatamente no mesmo dia, com uma dentadura fixa ou deixados para curar e regenerar durante dois ou três meses antes dos novos dentes serem implantados, caso haja alguma complicação ou agravante da situação de sua arcada dentária.

Não se deve ter medo. Nenhuma idade é muito velha para colocação de implantes dentários. Uma pessoa razoavelmente saudável pode, com segurança, ter implantes dentários e melhorar sua qualidade de vida. Não há nenhuma razão para deixar de sorrir, de comer, falar, ou de se afastar de amigos e do convívio social.