O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, recebeu na terça-feira, 19, o Título de Registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para os produtos de origem animal, elaborados pela agroindústria da instituição. A entrega do documento foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin no Salão Nobre Municipal.

Com o recebimento do título, o IFRS passa a possuir três agroindústrias legalizadas, um Entreposto de Carnes, uma Fábrica de Conservas de Produtos Cárneos e uma Micro usina de beneficiamento de leite. Para o responsável pelas agroindústrias do IFRS, Fernando Angelo Pancotto Junior, a conquista é de extrema importância. “Nós estamos dando exemplo aos nossos alunos, uma estrutura equipada, dentro dos fluxogramas e do que a Legislação determina, fazendo com que eles saiam daqui como profissionais mais qualificados. Além disso, a partir de agora, nós podermos processar as nossas matérias-primas que são oriundas da nossa fazenda, e torná-las alimento para serem consumidos no refeitório da nossa instituição”, afirma.

Com validade de um ano, após recebimento do título a empresa passa a ser vistoriada semanalmente por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). As visitas têm como objetivo garantir a qualidade e inocuidade dos produtos, devendo ser respeitados os critérios de higiene, sanidade, qualidade da matéria prima e controle de temperatura, o que garante ao consumidor o acesso a produtos de qualidade e de origem confiável.