Após o sucesso das três edições passadas, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Grupo Baco finalizam neste mês o Anuário Vinhos do Brasil 2015, que trará todo o panorama do setor, com perfil das regiões produtoras, dados sobre produção e comercialização e o resultado da Grande Prova Vinhos do Brasil 2015. A publicação será oficialmente lançada no dia 22 de abril, no 19º Salão Internacional do Vinho (Expovinis), em São Paulo/SP. A publicação estará disponível no mercado a partir do dia 26 de abril.

O Anuário Vinhos do Brasil 2015, uma publicação bilíngue (português-Inglês), em formato de revista Premium, editada em parceria entre o Grupo Baco Multimídia e o Ibravin, traz um panorama completo da indústria do vinho brasileira, com um raio X das regiões produtoras, dos vinhos, do enoturismo. A publicação é distribuída no Brasil e em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O anuário traz ainda entrevistas nacionais e internacionais e matérias abordando atualidades e tendências do setor.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, o Anuário está consolidado como uma referência de publicação sobre o vinho brasileiro. Mazzarollo enfatiza a abordagem da qualificação que é um dos destaques da edição deste ano e que é uma das prioridades do instituto. “A equipe do Ibravin está trabalhando juntamente com outras instituições para melhorar o serviço de vinhos no país, que deve contribuir para aumentar o consumo per capita. Além disso, estamos dando continuidade ao trabalho de divulgação, de articulação setorial e de consolidação da qualidade dos nossos produtos”, explica. Mazzarollo, que é viticultor no município de Veranópolis, na Serra Gaúcha, lembra que o Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis), anunciado oficialmente no ano passado, é um marco na busca pela qualificação da matéria-prima e, consequentemente, do produto final. “Com uma vitivinicultura moderna e inovadora queremos conquistar ainda mais espaço nos mercados interno e externo”, projeta.

Grande Prova apontará 23 campeões em 22 categorias

A Grande Prova Vinhos do Brasil 2015 ganhará destaque especial na publicação. A prova reuniu cerca de 700 rótulos, de 87 produtores de 7 estados e o Anuário mostrará quem são os 23 campeões em 22 categorias (houve um empate), além dos 80 vinhos que receberam medalha de ouro e 127 que receberam medalha de prata. Para o presidente do júri, o jornalista especializado em vinhos Marcelo Copello, uma medalha garante a visibilidade do rótulo no Brasil e nos demais países em que o Anuário circula. “Este resultado ainda é utilizado como referência para elaboração de portfolio de importadoras e cartas de vinho em hotéis e restaurantes, por exemplo”, acrescenta.

O júri foi composto por 17 profissionais de vários estados e convidados internacionais, como o master sommelier português João Pires, radicado em Londres, além de representantes do Ibravin, do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho (Sindivinho/RS), da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de jornalistas especializados e de sommeliers. A degustação ocorreu entre os dias 8 e 12 de dezembro, no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, sendo auditada durante toda a sua realização.

“É impressionante ver a cada edição o aumento do número de vinhos de qualidade, a surpresa e a vibração com que o grande publico acolhe esse resultado. Hoje até mudei a forma de pensar sobre ‘pré conceitos’, passando a crer mais em falta de conhecimento”, atesta Sérgio Queiroz, um dos organizadores do evento.

Como novidade para este ano, está uma ampla e estratégica distribuição no Brasil e a ampliação em 40% dos exemplares destinados ao Exterior, que seguirão via Ministério das Relações Exteriores (MRE) e nos diversos eventos com participação do Wines of Brasil e do Grupo Baco. Uma ação especial será desenvolvida com a publicação durante o Rio Wine and Food Festival 2015, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro deste ano.

O Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apoiam a publicação do Anuário Vinhos do Brasil 2015.

Assim como nas edições anteriores, o Anuário conta com apoio da indústria vinícola. O fechamento publicitário será em 31 de março.