O Hospital Tacchini realizou na sexta-feira, 15, um procedimento inédito no Estado na área da Cardiologia. Trata-se da implantação de um ‘registrador de eventos implantável’, capaz de monitorar os batimentos cardíacos do paciente durante as 24h do dia. Realizado no serviço de hemodinâmica da instituição, o implante foi feito pelo médico cardiologista Leandro Zimerman em um paciente de 85 anos.

Conforme o profissional, o aparelho tem por objetivo diagnosticar situações em que o paciente apresente sintomas como arritmias, palpitações ou até mesmo desmaios. ‘O aparelho é pequeno, tem apenas 5 centímetros de comprimento e é colocado sob a pele do paciente, bem em frente ao coração e sem necessidade do uso de baterias ou fios. Ele nos permite monitorar suas condições cardíacas, tendo os dados transmitidos por um aparelho celular. Neste caso, especificamente, o paciente já tinha tido desmaio e até infarto’, relata Zimerman.

Capaz de monitorar o coração do paciente por até 2 anos, o registrador de eventos implantável é o modelo ‘Confirm rx’, de tecnologia americana. O implante, extremamente simples, não oferece contra-indicação, nem riscos. “É importante avaliar se há realmente a necessidade do uso, pois existem outros métodos como eletrocardiograma, avaliação 24 horas e exames de cateter, entre outros. Quando os métodos disponíveis não conseguem detectar algumas anomalias no coração, aí sim opta-se pelo aparelho’, explica o cardiologista.

Por que realizar no Hospital Tacchini 

Em entrevista coletiva à imprensa, o médico fez questão de destacar as plenas condições técnicas e a infraestrutura existente no Hospital Tacchini. ‘A cardiologia feita hoje em Bento Gonçalves através do Tacchini, é algo de primeiro mundo e não perde em nada para os grandes centros. Poderíamos sim realizar em outro hospital de Porto Alegre, mas optamos justamente pelas plenas condições oferecidas aos médicos e às equipes assistenciais e, principalmente ao paciente, sem a necessidade de removê-lo para outra cidade’, reconhece o profissional.

O Superintendente Executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, destaca que a instituição hoje tem criado em sua estrutura, condições favoráveis aos médicos e o fato de buscar inovações e pioneirismo em diversas frentes, tem como foco o paciente.

A diretora técnica médica Roberta Pozza, ressalta que a instituição está preocupada em oferecer à comunidade e aos pacientes, todos os métodos diagnósticos e terapêuticos capazes de promover melhora na qualidade de vida e na sobrevida dos pacientes. ‘Isso vai ao encontro do que preconiza nosso Planejamento Estratégico, que visa justamente oferecer soluções em saúde, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que buscam nossos serviços’, conclui.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa