Prevenção contra o câncer e combate ao tabagismo foram os temas centrais do encontro no Parque de Eventos da ExpoBento

A Campanha “Juntos Contra o Câncer” promoveu, nessa quarta-feira, 19, um encontro de especialistas do Hospital Tacchini, ligados à área da saúde, com a imprensa local. O objetivo foi comunicar à comunidade as formas e os programas de cessação ao tabagismo, desenvolvidos pela Instituição.

Na ocasião estiveram presentes a gerente do Instituto Tacchini de Pesquisa e Saúde, Juliana Giacomazzi, a Diretora Técnica do Tacchimed, Ana Paula Boscato, o Diretor do Instituto do Câncer, Fernando Obst, a Diretora Técnica do Hospital Tacchini, Roberta Pozza, a Enfermeira – Coord. Prog. Munic. de Controle do Tabagismo, Sara Jane de Souza e a Coord. do Caps Álcool e Drogas, Juliana Carvalho.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância de abandonar o vicio de fumar como sendo uma das principais atitudes, tanto para prevenção quanto para o melhor tratamento de pacientes com câncer. De acordo com a Dra. Roberta Pozza, o paciente que elimina esse vício de sua vida, passa a responder melhor ao tratamento.

Quem passeia pela ExpoBento e Fenavinho, certamente já se deparou com o pulmão e intestino gigantes que lá estão, possibilitando ao público visualizar os dois órgãos acometidos por células tumorais. Eles fazem parte da campanha e chamam a atenção de quem passa por ali. O pulmão apresenta um lóbulo sadio e o outro comprometido.

Acompanhando a exposição, os visitantes podem participar de um circuito de projetos nos quais é possível realizar exames gratuitos de detecção e rastreamento de câncer de intestino e de pulmão, organizados pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini. A equipe estará na ExpoBento até o dia 23 de junho, mas seu trabalho continua após o término da feira.

O que demonstram as pesquisas

Entre os dados levantados pelas pesquisas da Instituição, 8 a cada 10 fumantes iniciam o hábito de fumar antes dos 18 anos de idade. E se começar a fumar tão jovem representa um grande risco para desenvolver a doença, é preciso lembrar que o fumante passivo também corre perigo. Nesse sentido, o contexto social, os hábitos familiares e os costumes adquiridos no dia a dia são demarcadores mais significativos para o desenvolvimento de câncer do que uma suposta hereditariedade, explica o médico radio-oncologista, Fernando Obst.

Outro ponto importante com relação ao fumante é o fato comprovado de que o risco de doenças reduz gradativamente com o passar dos anos, para quem parar de fumar. Em se tratando do câncer de pulmão, foi revelado ainda que é o 3º em incidência com homens e o 5º em incidência nas mulheres. Verificou-se também que 9 a cada 10 pacientes apresentam estágio avançado da doença ao diagnóstico, e são fumantes.

Um ponto interessante a ser destacado na fala do Dr. Obst, é que mesmo em casos nos quais existe um estágio mais avançado do câncer, hoje em dia já não “se vê o câncer de pulmão como um anúncio de morte, pois atualmente já temos diversos procedimentos, como a imunoterapia, que fortificam a defesa do organismo contra o câncer, aumentando a expectativa de vida e proporcionando maior qualidade de vida para o paciente”, destaca o Dr. Obst.

 

Câncer de Pulmão
– 3º em incidência em homens e 5º em incidência em mulheres;
– 9 a cada 10 pacientes apresentam estágio avançado da doença ao diagnóstico e são fumantes.

Sobre o Tabagismo
– 8 a cada 10 fumantes iniciaram o hábito antes dos 18 anos de idade;
– Tabagismo passivo é considerado risco para doenças;
– Terapias para parar de fumar tem se demonstrado efetivas. O Tacchini Sistema de Saúde tem números excelentes nesse sentido;
– O risco de doença reduz gradativamente com o passar dos anos para quem parar de fumar.