A Semana Mundial de Amamentação 2016 – comemorada na primeira semana de agosto – traz um tema amplo e que vem ao encontro do que é discutido mundialmente: o desenvolvimento sustentável. O tema enfoca vários aspectos da amamentação como forma de sustentabilidade, trazendo benefícios como: redução de morbidades, da mortalidade, de desigualdades, da violência e de danos ambientais. Além de promover a saúde, ajudar nas relações sociais, amamentar é também segurança alimentar e nutricional.
O Hospital Geral de Caxias do Sul aderiu a campanha e promoverá uma série de atividades para a comunidade, com o objetivo de orientar para a importância da amamentação como ferramenta do desenvolvimento sustentável, e principalmente, como alimento importante para o desenvolvimento saudável dos bebês.
A programação, no Hospital Geral, acontece de 1º a 5 de agosto e é promovida pela equipe da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HG. Durante essa semana, todas as mães que passarem pela Unidade de Internação Obstétrica do Hospital Geral, vão receber um sapatinho de presente para reforçar a importância da amamentação como primeiro passo para a saúde do bebê.
Desde 2003, o Hospital Geral de Caxias do Sul é certificado como Hospital Amigo da Criança, por promover práticas de incentivo ao aleitamento materno como fonte exclusiva de alimento para o bebê.
O HG também oferece um canal de informações para todas as mães ou familiares, pacientes ou não da Instituição, que tenham dúvidas sobre a amamentação. O canal funciona 24 horas por dia e os profissionais podem ser consultados por meio do telefone: 0800 – 642 – 4141 – S.O.S Amamentação.
Programação:
– 1º de agosto: na Unidade de Internação Obstétrica está a exposição “Sustentabilidade x Aleitamento Materno”; e, às 15 horas, no mesmo local, acontece a atividade de orientação com a nutricionista Carla Echer;
– 2 de agosto: às 15 horas, na Unidade de Internação Obstétrica, atividade de orientação com a assistente social Paloma Ramon;
– 3 de agosto: às 15 horas, na Sala de Convivência do HG, palestra – aberta a comunidade – com a médica pediatra Maira de Carli (inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3218-7286, na Educação Permanente do HG);
– 4 de agosto: às 15 horas, na Unidade de Internação Obstétrica, atividade de orientação com a fonoaudióloga Caroline Marini;
– 5 de agosto: às 15 horas, na Unidade de Internação Obstétrica, atividade de orientação com a psicóloga Andreia Toscan.
Mais informações pelo telefone (54) 3218.7396.