Centenas de pessoas acompanharam o velório e enterro do secretário de Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor, neste domingo, 30 de agosto. Políticos, autoridades, representantes de entidades e a população em geral prestaram as últimas homenagens no Salão Nobre do Palácio Municipal.

Luiz Augusto Signor faleceu no sábado, 29, por volta das 15h30min. Ele teve um traumatismo craniano grave, ocasionado por uma queda. Foi diagnosticado um edema cerebral e passou por um procedimento neurocirúrgico no Hospital Tacchini, mas não conseguiu se recuperar. Sofreu duas paradas cardíacas e estava com morte cerebral diagnosticada 24 horas antes.

O prefeito Guilherme Pasin lembrou da trajetória de Signor. “Ele não foi apenas um dos pioneiros, mas sim o maior ambientalista de Bento Gonçalves. No momento em que o município discutia seu crescimento econômico, industrial e urbano, o jovem Signor ponderava um desenvolvimento sustentável, um equilíbrio ambiental e com a redução dos impactos desse crescimento industrial”, comenta. Entre os projetos desenvolvidos, ele destaca dois de grande valia. “Eu destaco aqui dois projetos que ele mudou a cara de Bento. O primeiro do plantio de árvores, ele tornou a cidade mais verde, tanto que se vangloriava que no ano passado tinha plantado mais de duas mil e trezentas árvores no município. Também o projeto de educação ambiental com os agentes da natureza, do qual também fiz parte”, relata.

Além disso, o gestor municipal afirma que a perda será sentida com o passar dos tempos. “É uma perda irreparável para o município, mas ficamos felizes que ele conseguiu criar diversos pupilos, pessoas que se apaixonaram pelo meio ambiente. Mesmo que a perda seja irreparável, o legado que ele deixa, a semente que ele plantou, está colhendo bons frutos”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo, afirma que ele deixa um legado no município. “Ele foi um dos fundadores da Abepan, e o legado que deixa, sem dúvida nenhuma, é que acima de tudo a natureza e o meio ambiente é trazido com Signor. Ministrou muitas palestras não só em Bento, como na região, conscientizando os jovens. É uma perda muito grande e acreditamos que novas lideranças possam se identificar com a questão ambiental como se identificava Signor”, reflete.

O cortejo fúnebre percorreu algumas ruas da cidade em direção a sede da Abepan, na rua Santo Antônio, no bairro Cidade Alta, até o cemitério público central, onde foi realizado o sepultamento.