Uma noite para comemorar os 20 anos de atuação do Comitê Regional Bento Gonçalves do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), sediado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG). O evento “Um Brinde às Boas Práticas”, realizada nesta quarta-feira, 10 de dezembro, na entidade, contou com uma homenagem ao fundador e primeiro presidente do Comitê em 1994, Moysés Luiz Michelon, também ex-presidente do CIC, e reverência a todas as empresas ganhadoras do Prêmio Qualidade RS (PQRS), participantes do Sistema de Avaliação da Gestão 2014 (SAG) e organizações que registraram o Termo de Adesão (TA) junto ao PGQP.

Quando se fala em disseminação da qualidade e melhoria da gestão das organizações, o PGQP é considerado um dos maiores patrimônios gaúchos. Há 20 anos, o Comitê Regional Bento Gonçalves atua na promoção da competitividade para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nos setores público, privado e terceiro setor.

A presidente do Comitê Regional Bento Gonçalves do PGQP, Jussara Canabarro, falou da importância de trazer para a cidade uma filosofia capaz de transformar as organizações. “O PGQP consagra empresas gaúchas que se destacam na área de gestão de qualidade e só em 2014, as ações realizadas envolveram cerca de 750 pessoas. Trabalhamos para atrair cada vez mais empresas para dentro de nossos programas de qualidade de gestão, e hoje conseguimos abranger 17 municípios”, destaca.

“A avaliação da gestão que é feita dentro dos programas de qualidade do PGQP beneficiam não apenas as organizações, mas a sociedade como um todo. Muitas empresas de Bento Gonçalves e região hoje são legitimizadas por mostrar o trabalho que desenvolveram ao longo dos anos. Parabéns organizações pelo trabalho realizado e ao PGQP pelo trabalho incansável”, frisa o presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani.

O primeiro presidente e fundador do Comitê do PGQP no município, Moysés Michelon, recebeu uma placa em homenagem ao trabalho de sucesso que desenvolveu no ano de 1994. “Só sobrevivem empresas que tem qualidade e se preocupam com isso. Não adianta competirmos sozinhos, precisamos da união de todas as empresas para crescermos juntas”, afirma.

Para brindar sua trajetória, o Comitê convidou todas as empresas que ao longo desses anos receberam o Prêmio Qualidade RS (PQRS), que consagra organizações que se destacam na área de gestão da qualidade servindo de exemplos a outras empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Ao todo foram 19 prêmios destinados as organizações de abrangência do Comitê de Bento Gonçalves, que são elas: Agência de Educação Profissional Senai Garibaldi; Agência de Educação Profissional Senai de Nova Prata; Associação Dr. Bartholomeu Tacchini; Centro de Atividades SESI Bento Gonçalves (duas vezes); Centro de Educação Profissional Senai Giuseppe Fasolo; Centro Tecnológico do Mobiliário Senai; Companhia Riograndense de Saneamento – U.S. Bento Gonçalves; Construtora Poletto Ltda.; Medabil Sistemas Construtivos S/A; Metalurgica Golden Art’s Ltda.; Móveis Carraro S. A.; Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa; Senac Bento Gonçalves; Sesc Bento Gonçalves; Todeschini S/A Indústria e Comércio; Transportes Bertolini Ltda; Unimed Vale das Antas, RS – Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda.; Union Distillery Maltwhisky do Brasil Ltda.

Foram convidadas também para uma homenagem e entrega de certificado todas as empresas que registraram Termos de Adesão (TA) junto ao PGQP, ao longo de 2013 e 2014. E na oportunidade foram entregues diplomas a todas as empresas que participam do ciclo de avaliação do Sistema de Avaliação da Gestão 2014 (SAG), vinculadas aos Comitês Bento e Garibaldi.

Após as homenagens ocorreram duas breves palestras, uma com o tema “Como adotar Boas Práticas na Gestão”, com Claudio Turatto, Franqueado do PGQP que falou sobre como participar do processo, a evolução da gestão das empresas e os resultados alcançados com a aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e outra com o tema “Um Brinde às Boas Práticas”, com Marcos Botton, pesquisador e professor universitário.

A homenagem às empresas premiadas no PQRS e as que registraram seus Termos de Adesão (TA) ao programa nos últimos dois anos é uma criação e inovação do Comitê Regional Bento Gonçalves, como forma de reconhecer e engrandecer o trabalho de gestão desenvolvido dentro das empresas que participam dos programas do PGQP.

Empresas participantes do SAG 2014
Agência de Educação Profissional Senai de Garibaldi;
Agência de Educação Profissional Senai de Veranópolis;
Centro de Educação Profissional Senai Giuseppe Fasolo;
Centro Tecnológico do Mobiliário Senai;
Maxiaço Indústria Metalurgica Ltda;
Metalúrgica Golden Art´s Ltda;
Metalúrgica Martinazzo Ltda.;
Rápido Garibaldi Transportes Ltda.;
SAVA Equipamentos Industriais Ltda.;
SENAC Bento Gonçalves;
SESC Bento Gonçalves;
Simar Equipamentos Eletronicos Ltda;
Tramontina Eletrik S/A;
Tramontina Garibaldi S/A – Indústria Metalúrgica
Tramontina Multi S/A;
Tramontina S/A Cutelaria;
Tramontina TEEC S/A;
Unimed Vale Das Antas – Rs – Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda.;
Union Distillery Maltwhisky do Brasil Ltda;
Vinícola Salton S/A.

Empresas do Termo de Adesão
Águia Soluções Tecnológicas em Aço Inox;
Bioformula Farmácia de Manipulação Ltda;
Cenci Service Gestão em Segurança Ltda.;
Centro de Formação de Condutores Veranópolis;
Fiti Comercial Ltda;
Freitas, Berttollo, Farenzena Advogados S/S;
Joel Treviso ME;
Lavanderia Mottin Ltda;
Prefeitura Municipal de Veranópolis;
Rexfort Máquinas Ltda;
RS Pereira Informática Ltda ME;
SAVA Equipamentos Industriais Ltda.