A 12ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-23 foi realizada no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre. A atleta bento-gonçalvense Hélen Spadari participou do campeonato realizado no sábado e domingo, 28 e 29 de abril, e retornou da capital como campeão brasileira na prova de 3000m com obstáculos e com o terceiro lugar na disputa dos 10.000m rasos.

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Hélen nos 3000m com obstáculos. Ela já havia sido campeã no nacional de atletismo Sub-23. A corredora finalizou a prova em 11min01seg, aproximadamente 12seg abaixo de Giovana Domene.

De acordo com a atleta que tem apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, o duro treinamento refletiu na prova tranquila que enfrentou. “Foi a minha melhor marca, melhorei cerca de 30 segundos. É bastante para este tipo de prova e acredito que isso mostra o quanto posso melhorar”, afirmou Hélen, que superou as adversárias na reta final da prova. “Estive atrás por praticamente toda a prova e nas últimas voltas eu comecei a crescer e assumi a liderança. Foi surpreendente pelo nível das adversárias”.

À conquista no torneio nacional, foi somada o terceiro lugar mais alto do pódio na prova rasa, novidade para a atleta. “Foi a primeira vez que corri em pista com objetivo de fazer tempo bom. Ainda havia o forte calor que tornou mais difícil e valoriza o resultado”, analisa. Ela fechou os 10.000m em 38min58seg.

Hélen Spadari deve retornar às pistas em junho, quando ocorre o Campeonato Estadual. Antes, porém, há uma possibilidade de participação no Campeonato Panamericano Universitário e no Grande Premio do Brasil, em julho.