A fase final do Atletismo dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) foi realizada no final de semana em Fortaleza. A atleta Hélen Spadari esteve presente e voltou da capital cearense com duas medalhas de prata.

Competindo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), a jovem corredora de Pinto Bandeira teve seu primeiro desafio nos 3000 metros com obstáculos, prova que é o principal foco em competições.

Em disputa equilibrada, assim como exaustiva, Hélen fechou a prova com o segundo tempo, 11min12s37. A vencedora foi a experiente Flavia Maria de Lima, da Unicesumar, do Paraná, que vinha de uma medalha de bronze no Troféu Brasil e com participação em jogos olímpicos.

Poucos mais de duas horas depois, Hélen retornou para a pista, desta vez, para os 5000 metros, sem barreira. A chance do lugar mais lato do pódio ficou perto, mas acabou ocupado por July Ferreira da Silva, da Unip, de São Paulo, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americano e Sul-Americano recentemente.

Hélen, que foi a única representante do Rio Grande do Sul, encerrou a prova com 18min34s41. Mesmo tratando de uma lesão que já lhe incomodava no Troféu Brasil no início do mês e com poucos treinos, a atleta avaliou de forma positiva sua participação.

“Foi uma competição boa, achei meus tempos razoáveis dentro da pouca sequência de treinos de corrida devido a lesão, que eu sigo tratando. Então, foi mais uma vez, superação e fiquei muito feliz dentro das atuais condições”, valoriza.

Com relação aos tempos da provas e estar competindo mesmo sem as melhores, ela entende que não poderia deixar as oportunidades passarem em branco. “Os Jubs tive apoio do governo do estado e a federação universitária no pagamento das passagens e outras despesas, então, não quis deixar passar. Achei que pudesse melhorar meu tempo em relação ao troféu Brasil, e consegui em dois segundos na minha prova, que é a com obstáculos”, salienta.

Fotos: Digital Produções / CBDU e Arquivo Pessoal