Desde o fim de semana, a cidade de São Paulo sedia os Jogos Pan-Americanos Universitários para jovens atletas de 12 países do continente americano. No sábado, 21, foram realizadas as provas de atletismo, que contaram com a presença da atleta de Pinto Bandeira e representante da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Hélen Spadari. Em sua segunda competição internacional, a corredora superou problemas e terminou a corrida em posição de subir ao pódio.

A corredora participou da prova de 3.000 metros com obstáculos, para a qual garantiu vaga após ficar com o ouro nos Jogos Universitários Brasileiros de 2017 realizados em Goiânia, a capital do estado de Goiás. Com a intenção de preparar-se para a Troféu Brasil que será realizado ainda neste segundo semestre de 2018, Hélen conseguiu obter resultado excelente na competição continental que reuniu 1500 pessoas distribuídas em nove modalidades esportivas.

Hélen Spadari e suas adversárias precisaram enfrentar a alta taxa de umidade presente no local da prova. De acordo com os dados da Fisu American, organizadora do evento, havia 91% de umidade relativa no ar, acima do número indicado para melhores desempenhos no atletismo.

Além disso, a gaúcha sofreu um revés já no início da largada. Ainda no primeiro terço da corrida, ela colidiu com o obstáculo da pista e sofreu a queda. Mesmo assim, seguiu na prova mesmo com o impacto que o problema resultou no joelho. Ela terminou a prova com a segunda melhor performance. Completou os 3.000 metros em 11m28s. A sua frente, com melhor tempo ficou apenas a também brasileira Erika Machado, atleta da UNIP, de São Paulo.

O próximo grande compromisso de Hélen Spadari será no Troféu Brasil Caixa de Atletismo. A competição nacional será realizada em Bragança Paulista entre os dias 14 e 16 de setembro.


Foto: Divulgação