Responsável por aberturas de novelas que estão no imaginário brasileiro há três décadas, o designer alemão naturalizado brasileiro Hans Donner apresentou nesta quinta-feira, 9 de novembro, durante o Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes (MG) um projeto para modificar a bandeira brasileira.

Segundo ele, o objetivo é sinalizar uma nova visão de país. Além do uso de tons de verde e amarelo em degradê, o projeto prevê modificação no sentido da faixa branca e a inserção da palavra “amor” antes do lema positivista “Ordem e Progresso”.

“Essa ideia expressa um sentimento mais positivo. O objetivo é começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação”, disse. Além disso, o sentido da faixa, que hoje forma um arco com pontas direcionadas para baixo, seria invertido, indicando para o alto.

Bandeira atual
A bandeira republicana brasileira em vigor é fruto de um conceito do filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes. O símbolo foi adotado em 19 de novembro de 1889 e atualizado em 11 de maio de 1992, com as atuais 27 estrelas que representam cada uma das Unidades da Federação. O Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro, data da sua instituição.