Bento, não teve novos casos, mas Estado com 44 óbitos e a região da Serra liderando a lista, mantém alto o alerta

Os casos de gripe e óbitos relativos à doença seguem crescendo no Estado nas últimas semanas, chegando a 44. Já em Bento Gonçalves, não houve mais casos registrados, porém, cidades da Serra estão em alerta contra o vírus. O fato gera aumento na busca por vacinas, principal forma de imunização, as quais não são mais encontradas na redes públicas, apenas na privada.

A Secretaria de Saúde, do Estado, confirmou na terça-feira, 31, que o total de casos de gripe diagnosticados em 2018 chega a 385, contra 423, no ano passado. Desses, 223 foram atribuídos ao vírus H1N1, 104 ao H3N2, 32 ao da Influenza B e 26 ao Influenza A não subtipado.

Ainda de acordo com o boletim, o total de óbitos atribuídos ao vírus gripe chegou a 44, número que quase iguala ao do mesmo período do ano passado, que era de 45. A H1N1 se mantém no topo na lista ao tirar a vida de 32 pessoas.

O município que registrou maior número de mortes é Caxias do Sul, com oito. Ainda na região da Serra, há casos óbitos em Canela com dois, Gramado e Farroupilha, respectivamente com uma morte.
Em Bento Gonçalves, o número de casos registados de H1N1 não teve alterações. Os últimos indicativos confirmados pelos órgãos de saúde foram de três, ainda no início deste mês e nenhum desses pacientes foi a óbito.

Rede Pública sem estoque

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, de Bento Gonçalves, José Antônio Rosa, ressalta que não há mais vacinas contra gripe disponíveis no município. “Nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs) não há mais vacina. As últimas doses foram aplicadas no início deste mês. A orientação é procurar informações nas clínicas redes privadas”, afirma.

A situação é a mesma nas cidades vizinhas como: Carlos Barbosa, Pinto Bandeira, Garibaldi, Santa Tereza e Monte Belo, ou seja, inexistentes. Todo o estoque que havido sido disponibilizado para a campanha através das Unidades Básicas de Saúde e Postos Públicos, foram consumidas pela população.

Pouco mais de 500 doses na rede privada

Quem quiser se imunizar e evitar surpresas, pode recorrer a clínicas privadas, que estão com estoque de 500 doses, da vacina tetravalente, considerada a mais completa para a doença. O valor é de R$120 no geral e para alguns parceiros há desconto, que deixa em R$105.

Ainda de acordo com o setor, a procura que no início era apenas de pacientes fora do grupo de risco, passou a ter uma e aumento nos últimos dias.