Com atuação de luxo e vitória, o Grêmio enfrentou o Lanús e um estádio lotado. No La Fortaleza, localizado na Região Metropolitana de Buenos Aires, o Tricolor venceu os argentinos por 2×1 e garantiu a terceira conquista da Libertadores da América de sua história.

Na noite de ontem, o tri começou a ser construído ainda no vestiário. Renato Portaluppi deixou claro que estudou o adversário ao encontrar uma maneira de anular os pontos  fortes do Lanús. Com marcação alta, pressionando a saída de jogo do volante improvisado como zagueiro Iván Marcone, o Grêmio não permitiu atuação ofensiva por parte da equipe argentina.

E foi nessas condições que o Tricolor abriu o marcador. O Lanús precisou se lançar ao ataque por conta das dificuldades na construção do jogo. Em um erro de passe no meio do campo, Fernandinho roubou a bola, conduziu sozinho, e acertou um forte chute no canto do goleiro Andrada. Explosão de sentimentos para o atacante, que foi bancado por Renato, e para os mais de 5 mil brasileiros presentes na Fortaleza.

Antes mesmo  do fim do primeiro tempo, quando imaginava-se a chegada do intervalo, onde o técnico do Lanús, Jorge Almiron, faria mudanças, o Grêmio fez mais um gol. Repetindo a importância que teve no jogo contra o Barcelona, em Guayaquil, Luan foi decisivo. Também em um contra ataque, a jovem promessa fez fila de adversários e, em um toque de mágica, colocou no canto das redes, por cima de Andrada.


Na segunda etapa, o Grêmio apenas controlou o jogo. A equipe Graná não encontrou outra forma de jogar. Apenas aos 28 minutos o Lanús marcou um gol. De pênalti, Jose Sand colocou a bola para dentro, deixando o jogo em 2×1.

O placar não foi mais alterado. E quando o árbitro paraguaio Enrique Caceres apitou pela última vez, o Grêmio sagrou-se campeão da Libertadores da América pela terceira vez em sua história.

O capitão do Grêmio, Pedro Geromel, repetiu as ações dos também zagueiros Hugo de León e Adilson Batista ao erguer a taça da principal competição da América do Sul. Até o fim da manhã, os atletas e comissão técnica gremistas devem fazer trajeto pelas vias de Porto Alegre em comemoração à conquista. Agora, o Grêmio já planeja as ações logísticas relativas ao Mundial Interclubes, já que a estreia no torneio está marcada para o dia 12, quando enfrentará o vencedor do confronto entre Pachuca e Wydad Casablanca – que jogam no dia 9 de dezembro.

Foto: Lucas Uebel, Grêmio