Em busca de mais um título de Libertadores da América, o Grêmio fará nesta noite a primeira partida na Arena pela principal competição do continente. Do outro lado, também há estreia: o Monagas debuta em jogos como visitantes na competição entre equipes da América do Sul.

A partida dará ao Grêmio a possibilidade de encostar na liderança de seu grupo. A equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi apenas empatou na rodada inicial quando visitou o Defensor, no Uruguai. Apesar de ter conquistado um ponto, o que normalmente é comemorado em torneios de grande dificuldade, o empate foi construído aos 39 minutos da etapa final e foi considerado resultado negativo. Além disso, o Cerro Porteño venceu nas duas primeiras rodadas, o que força o Grêmio a, em teoria, vencer o confronto direto com os paraguaios.

Antes disso, hoje, contra o Monagas, o Grêmio contará com todos os seus atletas considerados titulares a disposição. Renato Portaluppi colocou todos os principais jogadores na lista de concentrados, o que eleva o posto de favorito para vencer o duelo contra os venezuelanos.

Por ter atuado no fim de semana na vitória sobre o Brasil-PEL pela final do Campeonato Gaúcho, o elenco do time titular do Grêmio poderá ter algumas alterações mesmo com a liberação completa pelo departamento médico. É o caso do lateral direito Leo Moura, que deverá dar lugar a Madson. No meio campo, o mesmo deverá acontecer com o capitão Maicon. Desgastado, o volante deverá ceder lugar para Jaílson, que após destacar-se no Gre-Nal das quartas de final, passou a revezar a posição com outros colegas de posição – além deles, Arthur e Michel, elogiados, são opções. Para o restante do time, a tendência é que nada seja alterado.

Na coletiva de imprensa do início da semana, o volante Arthur afirmou que os jogadores do Grêmio estudaram o adversário a partir de informações passadas pela comissão técnica. “O Renato tem conversado bastante com a gente sobre cada jogo. Já busquei uma coisa ou outra. O Monagas é o atual campeão venezuelano. Tem mais o que estudar, mas uma coisa ou outra já fui em busca”, explicou o futuro meio-campista do Barcelona.

Ao contrário do Grêmio, que deverá ter força máxima, a equipe venezuelana não terá o atacante Juan Vogliotti a disposição. O argentino foi expulso na rodada passada, quando o Monagas foi derrotado pelo Cerro Porteño pelo placar de 2×0.

Grêmio e Monagas se enfrentam hoje, 4 de abril, na Arena do Grêmio. A partida acontece às 19h15min. Mesmo com uma vitória, o tricolor não conseguirá assumir a liderança do Grupo 1, já que o Cerro Porteño tem duas vitórias em dois jogos – somando seis pontos na competição. As equipes se enfrentam em 17 de abril e podem alternar posições.


Foto: Lucas Uebel, GFBPA, Divulgação.