Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos favoritos nas semifinais, deu a lógica no Mundial de Clubes da Fifa: Grêmio e Real Madrid fazem a grande final do torneio internacional nesta tarde, 16. Ambas as equipes podem ter mudanças na escalação para a grande decisão.

O Grêmio garantiu a classificação após vencer o Pachuca na semifinal; igualmente complicada foi a passagem à final pelo Real Madrid, que venceu o Al-Jazira por 2×1. Devido a isso, segundo Renato Portaluppi, os atuais campeões da Libertadores acreditam na vitória. “Passei para o grupo que esse é o jogo mais importante da minha vida e a da carreira dos jogadores também. Eles sabem da responsabilidade, mas chegamos com muita confiança para a decisão”, afirmou o comandante.

Depois de mais uma atuação apagada de Lucas Barrios, especula-se a possibilidade de Jael atuar como titular. O postulante entrou na semifinal e ajudou a construir a vitória tricolor. Na última coletiva de imprensa, Portaluppi não deixou claro sobre quem escalará, mas garantiu que não está em seus planos alterar o esquema de jogo. Desta forma, o Grêmio mantém a base da equipe campeã da América.

Madrilenhos com mudança

Assim como o Grêmio, o Real Madrid tende a utilizar uma equipe diferente da que entrou em campo contra o Al Jazira na fase anterior. O zagueiro Sergio Ramos, o volante Toni Kross e o lateral direito Daniel Carvajal ficaram no banco de reservas e devem voltar ao plantel titular.

Entretanto, Garath Bale não deve iniciar a partida. No jogo passado, Isco ficou na posição do galês; para a decisão, Marco Asensio tende a ser o escolhido por Zinedine Zidane.

O treinador francês admitiu não conhecer muito sobre o Grêmio. “Eu não conheço muito bem o Campeonato Brasileiro [e seus times]. Creio que o Grêmio seja uma boa equipe de futebol e que teremos que melhorar o nosso nível porque não há uma partida fácil no campeonato”, afirmou em coletiva de imprensa.

Grêmio e Real Madrid decidem o Mundial de Clubes da Fifa nesta tarde, às 15h. O jogo acontece em Abu Dhabi, no Estádio Zayed Sports City. O tricolor deve iniciar a partida com: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Michel, Ramiro, Luan e Fernandinho; Barrios (Jael). O Real Madrid deve mandar a campo: Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Kross, Modric e Asensio (Isco); Cristiano Ronaldo, e Benzema.

Foto: Lucas Uebel