Há vinte anos, ele tomou o trem e partiu para o além. Foi acolhido e instalado num aposento VIP do paraíso, com direito às benesses celestiais ganhas pela milhagem acumulada em vida, na prática da integridade, honradez, decência e muito amor pela família. De quebra, foi premiado com uma TV Céusung, 10D, com acesso a todos os aplicativos, com os quais pode visualizar o Planetinha azul.

Foi assim que, no dia 19 de julho de 2017, Seu João presenciou o embarque do cara com quem ele mais discutiu durante sua estada na Terra. Mas sempre com uma tela separando-os: Sant’Ana, no estúdio do Jornal do Almoço, e ele, na saleta de sua casa. A cada afirmação do polêmico e inquieto jornalista sobre o Grêmio, vinha a réplica do Seu João, com direito a tréplica, “quadréplica”, “quintéplica”… coisa de torcedor incondicional do Internacional. Dois fanáticos com posições contrárias, que só foram se encontrar “pessoalmente” e respeitosamente depois de terem cumprido suas jornadas nestas bandas.

Tendo como referência o histórico de cada um e respectivos legados, imagino o diálogo, agora numa dimensão espiritual:

-“A té a pé nós ireeeemos…” Ser gremista é o sonho delirante de não conseguir na vida ser outra coisa” – explode o autodenominado Pablo.
-Não delira, companheiro! “Teu presente diz tudo… E teu passado alvirrubro, ó, Internacional…” – cantarola o colorado.
-Ô, João, o que te parece, nós dois aqui, em cima, discutindo futebol?
-Não será saudade, Paulo?
-Considerando-se que a saudade se situa numa faixa de terreno entre o deleite e o amargor na alma humana… pode ser – reflete em voz alta o jornalista.
-Está mais para deleite, amigo! – corrige o marceneiro empreendedor.
-Aos que souberam amar, com certeza! – pondera a alma lírica.
-E quem mais do que tu amou o Grêmio? E as mulheres? E a boemia? E o samba? E o leite condensado? Quem mais do que tu aspirou vida… e aquela fumacinha “maledeta” do…
-Já entendi! Tu não precisas desenhar, meu nobre adversário! Só que…
-Shhh! Trata de renovar o amor, gremista de uma figa!
Dito isto, Seu João retoma a cantoria – “Papai é o maior…!”
São Pedro, que varria nuvens só para confundir o inverno gaúcho, deu um largo sorriso. A dupla mais improvável do Cosmo até que estava dando certo.