A Grande Prova Vinhos do Brasil, maior degustação às cegas do país, tem início na próxima semana, com curadoria do jornalista Marcelo Copello, e um qualificado corpo de jurados. A bateria, que chega à sua quarta edição, deverá reunir mais de 1,5 mil garrafas para serem degustadas, de 8 a 12 de dezembro, no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana. As amostras serão organizadas em 22 categorias, das quais sairá a classificação dos melhores vinhos do Brasil disponíveis no mercado. Uma das novidades desta edição é a participação, como jurado, do único Master Sommelier da língua portuguesa, João Pires, nascido em Moçambique e radicado em Londres.

Em sua última edição, em 2013, participaram 109 vinícolas e mais de 850 rótulos foram avaliados, um recorde de participação. “O que já foi uma vitória, pois o próprio consumidor desconhecia o fato de o país ter tantas variedades da bebida”, diz Copello. Até o momento, mais de 110 vinícolas estão inscritas. As inscrições encerram no sábado (6).

Os vencedores de cada categoria serão divulgados no Anuário Vinhos do Brasil 2015, uma publicação bilíngue, editada em parceria entre o grupo Baco Multimídia e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), trazendo um panorama completo da indústria do vinho brasileira, das regiões produtoras, das variedade e do enoturismo.

Segundo o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, o diferencial da prova é expor rótulos que já estão disponíveis no mercado. “É uma degustação com padrões internacionais, e queremos levar esses resultados ao trade, ao consumidor. O Anuário é uma grande ferramenta de divulgação, tanto no mercado interno quanto no mercado externo”, diz. A publicação é distribuída em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).”O melhor desta iniciativa é acompanhar o crescimento em número e qualidade dos vinhos brasileiros, podendo apresentar ao mercado um resultado que encanta a todos, em especial a alguns que ainda desconhecem o fato de termos tantas vinícolas, rótulos e uma indústria em ascensão”, relata Sergio Queiroz, um dos organizadores do evento.

O júri é composto por profissionais de vários estados e convidados internacionais. O grupo conta com representantes do comitê de enologia do Ibravin, da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), de jornalistas especializados e de sommeliers premiados.

A dinâmica, o regulamento e as etapas podem ser consultados no site www.riowineandfoodfestival.com.br/prova-brasil/.

Os jurados
O grupo de 21 jurados inclui nomes como: os portugueses João Pires, único Master Sommelier da língua portuguesa, radicado em Londres, e José Santanita, sommelier português da empresa Wine Senses; Gilberto Pedrucci (Sindivinho/Ibravin), Ricardo Farias (presidente da Abs Rio); Célio Alzer (consultor do supermercado Zona Sul); Deise Novakoski (sommelier e colunista de O Globo); o jornalista Bruno Agostini; Thiago Roberto (eleito Sommelier do Ano 2014, no concurso realizado pelo Rio Wine and Food Festival, em parceria com a ABS-Rio), o enólogo André Perez Júnior, além de Sergio Queiroz (Grupo Baco Multimídia) e Marcelo Copello (grupo Baco Multimídia), que preside o júri.

Conheça as categorias que serão avaliadas:
1. Espumante Brut branco
2. Espumante Brut rose
3. Espumante Extra-Brut, Nature branco
4. Espumante Extra-brut, Nature rose
5. Espumante Prosecco/Glera
6. Espumante Moscatel e demi-sec, branco
7. Espumante Moscatel e demi-sec rose
8. Branco Chardonnay
9. Branco Sauvignon Blanc
10. Branco Gewurztraminer
11. Branco Riesling itálico
12. Branco de outras castas e cortes brancos
13. Tinto Cabernet Sauvignon
14. Tinto Merlot
15. Tinto Tannat
16. Tinto Pinot Noir
17. Tinto Cabernet Franc
18. Tinto Marselan
19. Tinto de outras castas
20. Cortes tintos
21. Rosés
22. Doces e fortificados