Após a realização de curso de preparação, o Governo do Estado formou 99 inspetores e 13 escrivães da Polícia Civil. O ato ocorreu na quarta-feira, 29, no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre. Os 112 policiais concluíram o curso após 930 horas de aula, desde maio. Com eles, um total de 555 novos agentes se formaram ao longo de 2017.

Depois de receberem o certificado, os formandos tiveram uma surpresa: o governador José Ivo Sartori, patrono da turma, assinou o ato de nomeação deles. A assinatura aconteceu em meio a muitos aplausos e emoção dos novos policiais, que agora estão aptos a trabalhar. As turmas anteriores, formadas em janeiro e junho deste ano, já estão atuando.

Entre as 27 disciplinas do curso, os alunos estudaram gestão policial, técnicas de operações policiais, inteligência policial, armamento e tiro, treinamento físico, investigação criminal, medicina legal e temas relacionados a conhecimento jurídico.

Sartori destacou a importância da Polícia Civil, que completa 176 anos no próximo dia 3. “Sinto-me honrado em estar aqui. É meu dever reafirmar que vocês não estão sozinhos. Estamos trabalhando para construir um Estado moderno e eficiente, que ofereça serviços de qualidade aos cidadãos”, afirma.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, falou sobre a importância e o desafio de ser policial hoje em dia. “A nossa sociedade está carente de exemplos e referências. Por isso, a conduta e a postura de vocês devem preencher essa lacuna. O policial tem que ser um exemplo de decência, dignidade e moralidade”, pontua.

O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, paraninfo dos alunos, parabenizou a todos pela escolha. “Vocês enfrentarão dificuldades. E as dificuldades nós superamos juntos. Vocês são muito importantes para a Polícia Civil e toda a Segurança Pública do Rio Grande do Sul”, afirma.