A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) garantiu, durante solenidade de formatura dos 412 novos policiais civis, realizada na noite de segunda-feira, 8 de julho, que todas as regiões do estado deverão ser beneficiadas com a nova turma de profissionais. No total, foram nomeados 205 inspetores e 207 escrivães que integram o quadro de profissionais da Polícia Civil. Eles fazem parte das 52ª e 53ª turmas da Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso de formação teve duração de seis meses, com início em dezembro do ano passado. Mais de 44 mil candidatos disputaram 1,2 mil vagas (600 para cada cargo), sendo que os 431 primeiros colocados foram selecionados para fazer o curso.

De acordo com o governador Eduardo Leite a chegada dos novos policiais reforça o trabalho realizado pela segurança pública no Estado. Leite enfatizou ainda, a retração no número de latrocínios (roubo, seguido de morte), no mês de maio, o menor índice para o mês desde que a contagem de crimes foi iniciada, em 2002. Em junho, os indicadores criminais  mais recentes, confirmaram tendência de queda na maioria dos delitos no RS. “Sabemos o quanto podemos interferir positivamente na vida das pessoas. Não podemos, no exercício da função, esquecer que, por trás dos números, existem rostos e pessoas, com demandas e expectativas”, afirma.

De acordo com o governo, Caxias do Sul receberá 14 novos policiais civis. Bento Gonçalves, com três novos servidores, e Farroupilha, com dois. Os novos policiais deverão iniciar suas atividades ainda na primeira quinzena de julho.

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini