O governador José Ivo Sartori assinou na manhã de terça-feira, 5, a ordem de início das obras do trevo de Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul. O ato ocorreu antes da reunião do Eixo Econômico do Acordo de Resultados na Secretaria de Governança e Gestão, no Centro Administrativo do Estado (Caff). A rótula é uma reivindicação antiga dos moradores da região.

“Recuperamos praticamente toda a Rota do Sol, mas a comunidade de Fazenda Souza e adjacências têm dificuldade na época de férias para sair da sua localidade. Então, a rótula, que liga a Rota do Sol à BR-116, vai facilitar o trânsito. Outra razão é que teremos um evento extraordinário, a cerimônia da beatificação do Padre João Schiavo, que vai significar um grande avanço no turismo religioso e econômico da região”, afirmou Sartori. O ato será dia 28 de outubro, em Fazenda Souza.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, afirmou que a obra é mais um esforço do governo para recuperar a mobilidade do estado. “Em dois anos e sete meses, já recuperamos 1,8 mil quilômetros de estradas”, afirmou.

O diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, disse que o projeto foi elaborado pelo órgão em 2016 e explicou que será construída uma rótula fechada, gerando mais segurança aos motoristas para entrar e sair de Fazenda Souza. “É menos uma intersecção perigosa que o estado deixa de ter”, afirmou. A conclusão dos trabalhos está prevista para 20 de outubro.