O patrono da Feira do Livro 2017 de Garibaldi será o jornalista, professor universitário, escritor e colunista do Correio do Povo, Juremir Machado. A feira ocorrerá de 17 a 22 de outubro, na Praça Loureiro da Silva, e a programação completa será divulgada em breve.

Juremir Machado da Silva, além de ser formado nos cursos de Jornalismo e História da PUCRS, Universidade onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, é doutor em Sociologia pela Universidade Paris V, René Descartes, Sorbonne. Como jornalista, também atuou como correspondente no jornal Zero Hora, teve passagem pela revista Isto É e colaborou com a Folha de São Paulo, além de outros veículos. A escolha de Juremir foi realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação e com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Comcult) de Garibaldi.

Com o tema do evento “Encontro com as artes”, o slogan desta edição também foi escolhido recentemente. De autoria de Pedro Baruffi Ferret, “Leitura e arte sem censura libertam a cultura” foi a frase vencedora. Pedro, de 14 anos, é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Cairu e o slogan foi criado sob a coordenação da professora Francine Guarnieri, na aula de Língua Portuguesa. Francine conta que realizou um trabalho de sensibilização ao tema da Feira, fazendo com que os alunos refletissem sobre a importância e a grandeza das manifestações artísticas.

O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, destaca o envolvimento do Conselho, do Poder Público e de todas as pessoas que estão envolvidas com o objetivo máximo de tornar a Feira mais democrática, atingindo todos os públicos. “Além dos livreiros, nos preocupamos com uma bela programação cultural e em tornar a Praça Loureiro da Silva um local de contemplação e reflexão, despertando ainda mais o ambiente para a Leitura”, defende.

Mais informações no telefone (54) 3462 8235.