A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgou na manhã desta quinta-feira, 10, o balanço final do Vestibular 2019 da UFRGS, que terminou ontem, quarta-feira, com as provas de História e Matemática. Dos 28.503 inscritos, 5.397 faltaram a pelo menos um dos quatro dias de provas, o que representa uma abstenção total de 18,93%. A prova de História teve média de 11,2424 e desvio padrão 3,8075, enquanto a média do exame de Matemática foi de 9,7705, com desvio padrão de 5,1210.

O Vestibular teve início no domingo, 6, com as provas de Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Na segunda, 7, foram aplicados os exames de Português e Redação, que neste ano abordou o tema adolescência e maturidade, a partir de um texto do psicanalista Contardo Calligaris. Na terça-feira, 8, foi a vez de Biologia, Geografia e Química e, ontem, 9, História e Matemática. Os candidatos prestaram as provas em Bento Gonçalves (03 escolas), Imbé/Tramandaí (04 escolas) e Porto Alegre (39 escolas), totalizando 46 locais.

Os gabaritos e médias de todas as provas já estão disponíveis no site www.vestibular.ufrgs.br. O listão com os aprovados deve ser divulgado até o dia 21 de janeiro. Já o boletim com o desempenho individual de cada vestibulando estará disponível no Portal do Candidato em até cinco dias úteis após a divulgação do resultado. A partir de segunda-feira, dia 14 de janeiro, a Universidade oferece plantão de atendimento de dúvidas sobre o processo de matrícula, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Museu da UFRGS, no Campus Centro. O plantão estará disponível até o dia 1º de fevereiro.

Vestibular em novembro

A próxima edição do Concurso Vestibular terá mudança em relação aos últimos anos. A seleção para ingresso em 2020 será ainda neste ano e não mais em quatro dias seguidos. As provas serão aplicadas nos finais de semana de 23 e 24 de novembro e de 30 de novembro e 1º de dezembro. Até o momento não foram definidos os detalhes da aplicação nesse novo modelo, o que estará em discussão nas instâncias da Universidade nos próximos meses.

A antecipação da data de aplicação das provas do vestibular faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela Universidade para otimizar os processos de matrículas e a ocupação das vagas. Dessa forma, a UFRGS terá mais tempo para as análises de documentos e aferições exigidas aos candidatos classificados para ingresso pelo Programa de Ações Afirmativas e também poderá fazer mais chamamentos para ocupação de vagas remanescentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Secom