A Fundação Casa das Artes recebe no dia 11 de maio, a primeira edição do evento alusivo aos 130 anos da Abolição da Escravatura, realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com o Movimento Negro Raízes, que tem o intuito de propor uma reflexão sobre a desigualdade racial no país. O encontro ocorre a partir das 19h30min, na Sala Pública de Cinema.

Dessa forma, o evento valoriza os modos de vida, saberes e fazeres, valores e identidades que asseguram a promoção e o reconhecimento da cultura de grupos afro-brasileiros.

O acesso é colaborar, de forma voluntária, com a doação de um quilo de ração ou um quilo de alimento não perecível, através do Programa Cultura do Bem.

O evento “130 anos da Escravatura” conta com o apoio da Fundação Casa das Artes e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

Programação

Abertura (Cerimonial)

– Povo de Terreiro de Bento Gonçalves fará a apresentação do Hino da Umbanda e uma referência ao padroeiro da cidade de Bento Gonçalves, Santo Antônio;

– Apresentação do grupo de capoeira Abadá;

– Apresentação de um solo de dança afro por Daniel Correa;

– Oficina de Sucata Sonora – Dança, Música e Poesia apresentará um recital de poesia com percussão;

– Grupo de Samba C’du Samba fecha a programação com uma roda de samba.

Sobre o Movimento Negro Raízes

O Movimento foi fundado em janeiro de 2018, mas desenvolve ações sociais, como palestras e oficinas para alunos e público em geral, desde o final do ano passado. Tem o intuito de pensar sobre temas como racismo, preconceito, intolerância religiosa, e também enaltecer a Cultura Negra e a representatividade da raça na sociedade local e regional.

Destaca-se como exemplo destas atividades palestras e atividades didáticas sobre ‘Racismo na Escola’ e ‘Cultura Afro’, ministradas por um das coordenadoras do Movimento, a professora e pedagoga Solana Corrêa.

O Movimento Negro Raízes é coordenado Silvio dos Santos, Sílvia dos Santos, Solana Côrrea, Marcus Flavio Dutra Riberio, Armelinda Gonçalves e Oscar Gonçalves. A entidade possui página no Facebook: Movimento Negro Raízes.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo Whatsapp para contatos: (54) 99107-2128 com Marcus, ou (54) 99629-1711 com Silvio, ou ainda pelo (54) 99125-4971 com Oscar.

Foto: Divulgação/SECULT