Enquanto os Azuis buscam o bi-mundial, croatas lutam por título inédito; equipes se enfrentaram na semifinal da Copa de 98


Fazer uma final de Copa do Mundo é para os grandes. Invictos, França (já nesse patamar desde 1998) e a estreante em decisões Croácia decidirão o mundial na tarde de domingo, 15. Com boas campanhas, as seleções duelam no Estádio Lujniki, na capital russa Moscou.

A dupla que forma a decisão da competição é, para muitos, surpreendente. A Seleção Francesa há tempos já indicava ser uma potência; em 2016, na Eurocopa realizada em sua casa, os Les Bleus chegaram à final, mas foram surpreendentemente derrotados por Portugal de Cristiano Ronaldo.

Os franceses aliam experiência e juventude em todos setores da equipe. A defesa tem o goleiro Hugo Lloris e o zagueiro Raphaël Varane dando suporte a Samuel Umtiti e Benjamin Pavard; no meio campo, N’golo Kanté e Blaise Matuidi equilibram a juventude de Paul Pogba; no ataque, não é diferente, mais rodados, Antoine Griezmann e Olivier Giroud dividem as ações com Kylian Mbappé, de 19 anos e possível melhor jogador da Copa do Mundo.

Longe do grande centro financeiro do futebol, a Croácia também consegue manter uma equipe equilibrada. Porém, os seus principais jogadores possuem mais de 29 anos: casos do goleiro Danijel Subasic, do zagueiro Dejan Lovren, do meio-campistas Ivan Rakitic e dos atacantes Ivan Perisic e Mario Mandzukic. Deste lado também há um candidato a principal jogador do Mundial: Luka Modric capitaneia o selecionado balcânico.

Desgaste

Se as campanhas de ambas as equipes são semelhantes no quesito de não haver derrotas a contabilizar, um fator as diferem por completo: tempo de jogo. Se a Seleção da França precisou de 540 minutos para atingir a final da Copa do Mundo, os croatas chegam mais desgastados, já que precisaram disputar prorrogações nas oitavas, nas quartas e também na semifinal do torneio. Somado, a Seleção Croata atuou 90 minutos a mais que os adversários — tempo de uma partida.

Ivan Rakitic é um dos mais desgastados fisicamente. Aos 30 anos, o atleta do Barcelona atuará pela 71ª partida do ano. Porém, destacou que todos os jogadores esquecerão o cansaço. “Se [a aposentadoria] fosse o preço, eu deixaria minhas chuteiras em casa na segunda-feira. Pagaria qualquer preço para ser campeão do mundo no domingo”, afirmou na coletiva de imprensa de ontem, 13.

Estrela do Atlético de Madrid, o atacante Antoine Griezmann seguiu na mesma linha quando falou de sua seleção, a França. “Joguei duas finais e as perdi. Quero ganhar a Copa do Mundo e farei tudo em campo para conseguir desta vez”, acredita, lembrando as derrotas da Eurocopa com a França e também a final da Champions League com seu clube, ambas em 2016.

Números pendem para a França

Se as duas seleções chegam à final da Copa do Mundo invictas, o histórico não indica um cenário tão equilibrado. Em campo como Croácia em Mundial somente a partir de 1998 — já que até o início dos anos 90 fazia parte da Iugoslávia, que viria a ser dissolvida em diversas nações a partir de 1992 —, o selecionado tradicional pelo uso da camiseta quadriculada se encontrou com a França em apenas quatro oportunidades e em nenhuma saiu vitoriosa.

A principal delas foi a semifinal da Copa do Mundo de 1998. Em sua primeira participação, a Croácia surpreendeu a todos com um time que tinha os destaques Davor Suker (artilheiro da Copa) e Zvonimir Boban; chegou até a penúltima fase, mas sofreu uma virada da Seleção da França. O jogo foi encerrado em 2×1 e acabou com o sonho do país dos Balcãs.

Em dois amistosos, a França também venceu os croatas — em 1999 e 2000. Na Eurocopa de 2004, o único resultado não-desfavorável: os times empataram em 2×2, sendo o único marcador igualado entre eles até hoje.

A expectativa dos franceses é que Les Bleus mantenham a escrita e levantem a taça mundial pela segunda vez (igualando-se a Argentina e Uruguai com duas conquistas). Os locais da Croácia, por sua vez, ainda sonham com a primeira vitória sobre a Seleção da França e o consequente título inédito de Copa do Mundo.

A grande final da Copa do Mundo 2018 está marcada para às 12h.


Fotos: Fifa, Divulgação.