Evento conta com a participação de Marco Aurélio Alves, do CEC

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves realizam, no dia 9 de fevereiro, os Fóruns Setoriais de Cultura. Na ocasião, também terá a palestra, proferida pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, abordando o tema “Cultura: Identidade e Impacto Social”.

Visando ampliar o diálogo e fortalecer a participação da sociedade civil dos segmentos artísticos, os Fóruns vêm de encontro aos objetivos, estratégias e ações que ampliem e aprimorem os mecanismos e gestão de suas áreas.

De acordo o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Leandro Magnaguagno, “participar dos Fóruns Setoriais de Cultura é um dever de todo agente envolvido nos mais diversos setores culturais, não apenas de proponentes e produtores, mas todos que fazem parte deste mundo de diversidade: artistas, músicos, dançarinos, escritores, atores, enfim, toda a cadeia produtiva de artes e cultura deve estar presente. Com isso tornar-nos-emos mais capacitados para concorrer aos editais municipais”.

Magnaguagno ainda ressalta que os setores culturais, divididos por área de interesse, tem direito de compor o conselho municipal de cultura, onde são tomadas decisões importantíssimas para o bom andamento e investimento dos valores oriundos do Fundo Municipal de Cultura. Para isso, precisam estar presentes no Fórum em número mínimo de 10 participantes, representantes da área especifica, e dentre estes serão eleitos dois conselheiros, um titular e um suplente para representar os interesses junto ao CMPC.

Os setores que podem participar são Artes Visuais; Música; Teatro; Dança; Patrimônio Cultural; Folclore, Cultura Populares, Tradicionais e Etnias; Audiovisual, Áudio e Materiais Diversos; Empresas, Produtores, Empreendedores, Agentes e Trabalhadores da Cultura; Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. É necessário ter um número mínimo de 10 pessoas por segmento para validar as propostas.