A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Turismo e em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), realizou na terça-feira, 15 de setembro, no Dall’Onder Grande Hotel, o 9º Fórum Municipal do Turismo. O evento teve como objetivo promover, capacitar, gerar mais conhecimento e sensibilizar empreendedores e comunidade, discutindo e ampliando os negócios neste segmento. O fórum fez parte da programação do Estação Primavera em Bento, que vai até dia 15 de novembro. A ação integra o programa estruturante de governo Desenvolve Bento.

O tema desta edição foi “Inovação na Atividade Turística”, sendo apresentado em dois painéis com cases. O painel ‘Inovação no Enoturismo” foi mediado pela diretora executiva do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Márcia Ferronatto e contou com cases das vinícolas Miolo (Wine Garden), Dal Pizzol (Ecomuseu da Cultura do Vinho) e Salton (Cave da Evolução) e do Spa do Vinho (Harmonização ao Pôr do Sol). Já o painel “Inovação no Turismo Cultural, Rural e de Aventura”, apresentou os cases do Parque de Aventura Gasper, Parque da Ovelha e Cicloturismo – Que tal de Bike?, sendo mediado pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo, Moacir Menegotto. Também teve a palestra “A importância da Inovação na Atividade Turística” pelo coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da PUC/RS, professor Maurício Schaidhauer.

O secretário de Turismo, Gilberto Durante, destacou o tema do evento: “Inovar é uma forma de atrair e desenvolver o setor. Os cases apresentados no fórum demonstram o potencial, o nível de criatividade e o interesse dos empreendedores de Bento Gonçalves na qualificação e na ampliação do mercado, que traz cerca de um milhão de visitantes anuais para o município”, destaca.

O prefeito Guilherme Pasin anunciou a entrega de um projeto à Câmara de Vereadores, com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico. “Estamos elaborando um projeto que concede uma série de isenções e benefícios para empresas que desejem se instalar em Bento Gonçalves ou para aquelas que pretendem ampliar sua estrutura. Com isso, estamos cumprindo nosso papel de promotores do desenvolvimento, com a certeza de que o turismo é uma área prioritária para atingirmos nosso objetivo”, afirma.