Em dezembro, as blitzes realizadas pela força-tarefa da Balada Segura em Bento Gonçalves abordaram 195 veículos, sendo 175 automóveis, 12 motocicletas e oito prestadores de serviço de táxi, dos quais 59 foram autuados por infligirem o Código de Trânsito Brasileiro. Destes autuados, 34 tiveram sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e seis veículos foram removidos. Dentre as infrações verificadas, foram registrados motoristas sem habilitação, com CNH vencida e suspensa, permitindo direção a condutores sem habilitação e conduzindo veículo sob influência de álcool.

Durante as operações, foram realizados 168 testes de etilômetro, com 27 autuações por recusa ao se submeter ao teste e cinco por dirigir alcoolizados, ambas consideradas infrações gravíssimas. Outros dois motoristas foram enquadrados nos artigos 165 e 306 do CTB e encaminhados à delegacia, após ser constatado ingestão de mais 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, índice considerado crime de trânsito.

Ação conjunta entre Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar, Polícia Civil e DETRAN, a Operação Balada Segura tem como objetivo realizar, de forma integrada e contínua, ações de fiscalização e educação, em especial ao combate à alcoolemia no trânsito.