Faltam menos de 60 dias para o desligamento do sinal analógico na Serra Gaúcha, que ocorre em 31 de janeiro de 2018. A partir desta data, todos aqueles que não adquiriram o conversor digital e a antena UHF para televisões de tubo ou tela plana sem conversor embutido, não poderão mais assistir as programações dos canais abertos.

O Ministério do Desenvolvimento Social é responsável por enviar a lista dos beneficiados, por cidade, às equipes do Seja Digital espalhadas pelo país. O trabalhos da equipes, a seguir, é percorrer as cidades de cada região agendando o recebimento do conversor com as famílias que têm direito. Dúvidas sobre a transição podem ser sanadas gratuitamente por meio do número telefônico 147 com o (CPF) ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Quem não se enquadra no recebimento gratuito do aparelho de conversão deve adquirir o kit. Ele é disponibilizado em lojas de eletrodomésticos e o Seja Digital estimula, junto aos estabelecimentos, campanhas de promoção.

O Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV) é uma entidade sem fins lucrativos que presta serviço à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É o órgão responsável por operacionalizar a migração do sinal no Brasil. O objetivo do Seja Digital é oferecer à população a possibilidade de acesso à TV digital.

Campanhas
Para dar conta de atender a demanda de distribuição, o Seja Digital realiza campanhas de divulgação. Na oportunidade os promotores da Seja Digital percorrem os bairros realizando os agendamentos daqueles que têm direito a receber o conversor.