A 14ª edição da Fimma Brasil edição 2019 foi aberta oficialmente para o público na tarde de ontem, em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Impulsionada pela retomada dos negócios no último ano e pela instabilidade econômica, a expectativa de expositores e dirigentes é para uma das maiores feiras dos últimos anos em número de negócios.

O presidente da feira, Henrique Tecchio aproveitou para ressaltar o incremento que a edição de 2019 estará apresentando ao público. “A Fimma deste ano se consolidará como uma das cinco maiores feiras do segmento em todo o mundo. Prova disso está no aumento no número de expositores, que neste ano saltou para 380, sendo 35% novas marcas. Serão 32% de empresas de máquinas, 20% de matérias-primas, 18% de ferramentas, 15% de acessórios e 10% de componentes e 5% de outros segmentos”, salienta.

Tecchio também apresentou uma projeção no que tange a visitantes e comercialização dos produtos, principalmente pela retomada do crescimento na economia. “É uma excelente oportunidade de realizar networking, firmar parcerias e fechar negócios, projetados em US$ 290 milhões. Para isso, são aguardados 25 mil participantes, e com isso, sem dúvida, quem ganha é o visitante, que terá à disposição uma gama maior de produtos. São marcas que vislumbram na Fimma Brasil a oportunidade de ingressar e crescer no mercado e também corroboram com o otimismo de retomada da indústria”, comemora. O presidente da atual edição também anunciou que para 2021, a feira será realizada em nova, data, de 24 a 27 de agosto.

O prefeito em exercício, Aido José Bertuol fez referência sobre o quanto a feira mudou o cenário de Bento Gonçalves. “ Nos anos 80, quando fui prefeito, nós fazíamos mostras imobiliárias, pois nossas empresas não tinham a tecnologia que temos hoje. Com a Fimma, Bento e até mesmo o Brasil se modernizou neste segmento. Todos devem essa mudança a essa feira”, frisou.
Bertuol também aproveitou a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior para fazer um pedido. “Entendemos o momento econômico do país e do estado, mas temos algo prioritário que é uma operação tapa-buracos nas estradas para que se chegue até Bento Gonçalves. É algo singelo, precisávamos da duplicação, mas a restauração já ajudaria muito”, cobra.

Rogério Francio, presidente interino da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), lembrou a trajetória da feira ao longo de suas 14 edições. Francio disse ainda que a Fimma tem contado com a participação fundamental de muitos empresários e que a união tem sido o incentivo a seguir cada vez mais adiante.

Para encerrar a cerimônia, o vice-governador teve a palavra. Ranolfo Vieira Júnior trouxe o otimismo de Eduardo Leite e definiu a Fimma e Bento Gonçalves como parte do Rio Grande que dá certo. “É preciso louvar essa iniciativa que chega a 14ª edição e se consolida como a quinta maior feira do mundo. Isso mostra toda nossa potencialidade, o tamanho que Bento Gonçalves tem com a representatividade de 20% da indústria moveleira no país. É uma feira que sempre traz tecnologia, buscando um dinamismo. Bento e essas feiras trazem otimismo para o Rio Grande do Sul que dá certo”, destaca.

Logo depois dos discursos, as autoridades se dirigiram aos pavilhões para cortar a faixa e abrir oficialmente a Fimma 2019.

Abertura da Fimma Brasil 2019.

Publicado por Jornal Semanário em Terça-feira, 26 de março de 2019